O mês de julho deve aquecer o turismo nos principais destinos turísticos do Brasil

Caldas Novas / 711

A estância turística de Caldas Novas é um dos destinos mais procurados para quem busca descanso nas férias. A cidade deve registrar uma alta de 20,69% de voos vindos das principais capitais do país. Os principais pontos de saída são de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, além de outras regiões do país.

Mesmo com o alto custo das passagens aéreas, os turistas estão dando um 'jeitinho', buscando destinos mais atraente e com preço acessível para curtir dias de descanso e conhecer novos lugares. A chegada do inverno no mês de julho aliada as férias escolares, impulsionam a retomada do turismo graças ao avanço da vacinação contra a COVID-19. Isso tem motivado as famílias buscarem destinos turísticos mais acessíveis devido à crescente alta dos preços dos combustíveis e nas passagens aéreas. A opção mais atrativa tem sido  o uso de programas de milhas para aquisição de passagens aéreas.

Considerada a capital mundial do turismo, Caldas Novas é um dos principais destino turístico no interior de Goiás. A cidade deve registrar uma alta de 20,69% de voos vindos das principais capitais do país em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a expectativa para o mês de julho é esperado um número maior de turista em comparação com o mês de janeiro deste ano. Um dos principais argumentos é a escolha pelas águas quentes no mês de inverno em relação às praias no verão. 

Ainda segundo a ANAC, a previsão para o terminal de passageiros Nelson Rodrigues Guimarães, em Caldas Novas, é que receba passageiros das principais capitais do país, em especial São Paulo, com voos vindos às quintas-feiras, quando as aeronaves partem da capital Paulista para o município com uma ocupação máxima de assentos disponíveis para 484 passageiros. Para Daniel Ribas,  secretário de turismo de Caldas Novas, a parte hoteleira da cidade “está com grande procura de reservas e a expectativa é superar a ocupação de julho de 2019”. Último ano com maior fluxo de turistas antes do período pandêmico.

O baixo custo nas acomodações, aliado a diversidade que Caldas Novas oferece, fez com que o casal Bruna Uaqui, de 25 anos e Daniel Santos,  optassem pela cidade das águas quentes para passar sua lua de mel. A primeiro momento, o casal tinha optado por passar sua lua de mel na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, mas devido aos altos preços das passagens aéreas e da hospedagem, o casal optou por um destino com um melhor custo-benefício. “Além de sair mais em conta, eu gosto muito de piscina e não sou muito fã de mar e cachoeiras”, afirmou Bruna.

Empresários da cidade tem apostado na diversidade de entretenimento para atrair mais turistas para o município. Entre as principais atrações, estão apresentações em circos, o parque de robôs na praça do Privé e o City tour por meio de trenzinho. Todas essas movimentações aquece a economia e cria novas oportunidades de emprego durante a temporada. Ainda desacordo com o secretário de turismo, Daniel Ribas, Essa Temporada de Férias pode movimentar cerca de 100 mil turistas vindos de diversas regiões do país. 

De acordo com levantamento feito pela (Abav), o turismo nacional cresceu 47,7% em abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. A Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar, relata que mesmo com a dificuldade de retomada é crescente a busca por viagens depois de um longo período de pausa em razão da pandemia. “O desejo do brasileiro de viajar faz com que ele procure alternativas aos empecilhos que fazem parte da economia do país. Nos últimos anos, viemos de uma pandemia que horas estava impossibilitando muitas pessoas de viajarem. Julho é um período de férias. Vemos voos, tanto internacionais quanto nacionais lotados, e a procura está bem alta”, afirma a presidente.

Expectativas de emprego

O reaquecimento da economia é um bom sinal para quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. É o que indica a Confederação Nacional do Comércio (CNC), em recente pesquisa realizada, indicando que o setor de turismo deve gerar 190 mil empregos até o fim do ano. A alta vem desde maio de 2021, onde foram preenchidas mais de 290 mil vagas no segmento. Essa retomada na economia reaquece o turismo, atingindo os mesmos índices antes da pandemia iniciar. “Toda a cadeia envolta na seara turística voltou a se movimentar, desde os meios de transporte rodoviário e aéreo, a hotelaria e a infraestrutura específica”, explica o especialista Gilson Garófalo.

Fonte: Com informações de O Popular/ Estado de Minas