Rio Quente e outros 21 municípios goianos recebem o programa Expresso Balcão

Rio Quente / 1494

Plataforma do governo estadual oferta mais de 100 serviços totalmente gratuitos

O programa prevê atendimento presencial para serviços digitais disponíveis no Expresso, com auxílio de servidores municipais. O Expresso Balcão leva serviços públicos estaduais às cidades que ainda não possuem outro ponto de atendimento físico, como uma unidade Vapt Vupt. São mais de 100 serviços totalmente digitais.

Já são 22 os municípios que aderiram ao programa Expresso Balcão, do Governo de Goiás, e oferecem mediação com atendimento presencial para os serviços disponíveis na plataforma. A parceria com as prefeituras possibilita que os usuários se conectem com os serviços do portal Expresso (www.expresso.go.gov.br), com o apoio de um servidor da prefeitura como intermediário, o que facilita a vida daqueles que não possuem acesso à internet ou que preferem a interação presencial.

O programa oferece um leque de serviços digitais. É possível realizar, por exemplo, alterações de CNH ou veículos, consulta a boletins de ocorrência, segunda via de faturas de água e esgoto, emissão de carteira de trabalho e previdência social, consulta a débitos por CPF, entre outras atividades.

Expresso

O Expresso foi criado com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços estaduais e oferece hoje mais de 100 atividades, de forma digital, por meio do site expresso.go.gov.br ou do aplicativo Expresso Goiás. As demais modalidades – Expresso Balcão, Totem e Correios – surgiram da sensibilidade de ofertar o acesso ao Expresso aos cidadãos que ainda não possuem meios para se conectar à internet ou têm pouca familiaridade no uso de equipamentos tecnológicos.

Desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.

O foco do programa agora é estará presente nas regiões: Norte, Nordeste, Centro, Sul, Sudeste e Sudoeste de Goiás, até o final do mês. Serão 26 municípios goianos com a cobertura do programa.

Os cidadãos também podem acessar os serviços disponíveis diretamente no portal www.expresso.go.gov.br, ou se dirigir a um ponto de atendimento e receber o auxílio de um servidor municipal para acessar a plataforma.

Conheça os Municípios que receberão o Expresso Balcão

 1) Rio Quente

2) Divinópolis

3) Varjão

4) Goianápolis

5) Joviânia

6) Nova América

7) Porteirão

8) Mundo Novo

9) Carmo do Rio Verde

10) São Domingos

11) Cristianópolis

12) Montividiu

13) Silvânia

14) São Miguel do Passa Quatro

15) Gameleira de Goiás

16) São Luiz do Norte

17) Flores de Goiás

18) Monte Alegre de Goiás

19) Bonópolis

20) Vianópolis

21) São Patrício

22) Niquelândia

Fonte: Secretaria de Estado da Administração (Sead) – Governo de Goiás
Foto: Sead-GO