Tempo seco predomina nesta última semana de julho em Goiás 

Goiás / 331

A umidade relativa do ar vai variar entre 20% a 75%. 

Nesta última semana do mês de julho, a previsão do tempo indica que em Goiás as temperaturas na região continuarão elevadas no período do dia e o tempo continua seco, representando situação de perigo potencial, alerta Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, a previsão do tempo indica que nesse período não ocorra formação de nuvens, impedindo a vinda de chuvas. Isso explica os “baixos índices de umidade relativa do ar nestas áreas”, podendo variar entre 20% a 75%. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado de umidade relativa do ar para o bem da saúde humana, deve girar em torno de 50 a 80%. O ar seco abaixo de 30%, pode causar desconforto físico ou manifestam doenças em grande parte das pessoas. Além disso, o clima seco potencializa os efeitos da poluição, por não ser possível a dispersão dos poluentes.

Para o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), é muito comum o tempo seco no período de inverno nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Essas regiões enfrentam todos os anos vários meses de estiagem ou sofrem com as queimadas. Essa massa de ar seco mantem o clima estável e com céu claro e ensolarado.  A previsão ainda indica que as temperaturas permanecem baixa durante a manhã, aumentando ao longo do dia.

A previsão do tempo para Caldas Novas neste fim de semana indica mínima de 14°C e máxima de 30°C, com umidade relativa do ar de 22% a 75%. 

As Recomendações para esse período são:

- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Confira a previsão do tempo em algumas cidades goianas, segundo o Cimehgo: 

Segunda-feira (25/7) 

- Goiânia
Mínima: 16°C
Máxima: 32ºC
Umidade relativa: 20% a 75%

- Caldas Novas 
Mínima: 14°C
Máxima: 30°C
Umidade relativa: 22% a 75%

Anápolis 
Mínima: 14°C
Máxima: 28°C
Umidade relativa: 28% a 75%

- Porangatu
Mínima:20°C
Máxima: 34°C
Umidade relativa: 19% a 75%

- Aruanã
Mínima: 17°C
Máxima: 34°C
Umidade relativa: 22% a 75%

Fonte: Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás/Instituto Nacional de Meteorologia - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Foto: Freepik/tempoeclima/imagens-de-satélite/ Inmet/ Cimehgo