Com o início das aulas não presenciais nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer está desenvolvendo em caráter experimental um modelo de aulas remotas na plataforma virtual Google Classroom na Escola Municipal Orlando Rodrigues.
De acordo com a secretária Keila Paula, o objetivo é que a proposta seja executada em toda rede municipal o mais breve possível. Para a superintendente de ensino, Juliana Patrícia, com o projeto piloto será possível identificar falhas ou necessidades de ajustes para adequações na elaboração da plataforma que cada escola vai implementar.
O Google Classroom além de ser uma ferramenta gratuita, oferece possibilidade de veiculação de conteúdos, videos, interação entre os participantes, criação de turmas de salas de aula, bem como, relatórios de quem acessou, desenvolveu atividades e outros recursos de maneira fácil, sem afetar a memória do celular e comprometer o uso excessivo de dados móveis.
Conforme informações da equipe gestora da escola, o ambiente virtual em fase de teste já conta com quase 600 acessos, número próximo ao de alunos matriculados.
Segundo a diretora Sandra Mara, os professores estão inserindo conteúdos e acompanhando em tempo mínimo toda devolutiva dos alunos. A diretora ressalta que os pais ou estudantes que não possuem acesso à internet estão indo retirar na escola as propostas de atividades. Para esta demanda, são orientados a marcar a ida na unidade e são atendidos no modelo drive-thru.