O templo da leitura e dos leitores de Caldas Novas está de aniversário. São 45 anos servidos à população de estudantes, pesquisadores, autores e todos que frequentam a Biblioteca Pública Municipal Prof. Josino Bretas.
Com o projeto de lei de 23 de janeiro do ano de 1976 em mãos, a bibliotecária Helena Carvalho exibe a certidão de nascimento de uma das mais importantes instituições de promoção ao conhecimento de nossa cidade.
??Nessas mais de 4 décadas, a biblioteca já esteve no prédio da prefeitura, na Praça do Cerrado e hoje está situada na Rua Manoel Branco de Souza no setor Olegário Pinto. São mais de 20 mil títulos e cerca de 700 leitores cadastrados?, afirma Helena.
A instituição desenvolve vários projetos de incentivo à leitura, como saraus, ??Roda de Leitura?, ??Leia Mulheres? e ``Visita Guiada?. Com a pandemia, a maioria destas atividades está sendo realizada de maneira on-line.
Entre os títulos, raridades como a Enciclopédia dos Municípios Goianos, publicada pelo IBGE em 1960, com 20 volumes. Coleções completas de Shakespeare, Jorge Amado e Eça de Queiroz, edições que já ultrapassam 60 anos, e ainda, um acervo de áudio e vídeo com títulos clássicos de valor cultural universal.
Grande parte desses 45 anos, a Biblioteca foi talvez o único meio de pesquisa para a maioria dos estudantes de Caldas Novas antes do advento da internet.
Entretanto, mesmo entre as novas gerações, há muitos leitores que preferem a leitura com o livro físico e o contato materializado com a escrita e o papel.
Via: Comunicação SEMEL - Caldas Novas - Goiás