Com registro de número recorde nos casos confirmados de covid-19 na última quarta-feira [20/01], a cidade de Caldas Novas amanheceu nesta sexta-feira [22/01] com os leitos de UTI para Covid-19 lotados.
A informação veio do Secretário Municipal de Saúde, Pastor ?ngelo Paulo da Silva, em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Para o Secretário de Saúde a situação do município é preocupante, haja vista que a vizinha cidade de Catalão também registrou um alto número de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva essa semana e como estamos na mesma regional, o risco de um colapso do sistema de saúde público pode existir. ??Estamos preocupados, porque fica na cidade de Catalão a nossa regional de saúde, onde nós temos uma parceria muito importante e lá deu 100% de lotação nas UTIs, Caldas Novas também está com 100% de ocupação nas UTIs, não temos vaga em Goiânia e nem em nenhum lugar de regulação. Então é de se preocupar?, pontuou ?ngelo.
O secretário ponderou que os números são muito móveis e o cenário de contaminação pode aumentar a todo o momento. ? necessário neste momento que tenhamos uma gestão de leitos que seja dinâmica para conseguir atender todo mundo. ??Desde ontem, até ontem estava tudo normal. Hoje amanhecemos com 100% de taxa de ocupação. Se precisar de mais leitos hoje para UTI nós temos que colocar na regulação e esperar uma vaga em outra unidade ou até mesmo na nossa. Porque, é muito sazonal, pode mudar. Hoje está com 100% mas 2 ou 3 pessoas podem receber alta e a gente vai diminuindo. Vamos administrando dessa maneira."
As UTIs que atualmente o município dispõe para internação em seu território são 20 leitos, em um Hospital Particular. O uso dessas Unidades de Terapia Intensiva, são realizados através de um convênio entre [Prefeitura Municipal, SUS e Hospital Nossa Senhora Aparecida]. Para o tratamento do Covid-19 são ofertados 04 leitos de UTI, cedidos por convênio e outros 05 leitos via regulação SUS para outros casos e atendimento à cidades vizinhas. Já o hospital detém os outros 11 leitos para os demais tipos de necessidades, entretanto particulares.
O município de Caldas Novas não dispõe de UTI em unidades públicas. As que haviam sido instaladas na [UPA] - Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital de Retaguarda Waldo Machado Xavier, no Setor Caldas do Oeste, eram disponibilizadas através de contrato de aluguel e foram desativadas ainda no final da antiga gestão [Evandro Magal]. Hoje, o que é ofertado pelo município para o tratamento da COVID-19 são, 22 Leitos de enfermagem e 03 Leitos de emergência no [Hospital de Retaguarda].