Primavera começa nesta semana e dá início ao plantio das principais culturas de verão
A primavera no Hemisfério Sul começa às 22h04 da próxima quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48. O período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte (centrossul).
Na primavera, os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. Já as temperaturas são mais elevadas em grande parte do Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.
Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia.
Na Região Centro-Oeste, o predomínio de uma massa de ar seco sobre o norte de Mato Grosso e de Goiás durante a semana, não irá favorecer a formação de nuvens de chuva, provocando registros de baixa umidade relativa do ar. Entretanto, são previstos pancadas de chuva no sudeste de Goiás e no centrossul do Mato Grosso do Sul, com volumes que poderão ultrapassar os 40 mm.
A previsão do tempo para esta terça-feira (20) em Caldas Novas é de sol e aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. Meteorologistas indicam 67% de possibilidades de chuva, de 8mm. Os termômetros marcam temperatura máxima de 30° graus e mínima de 20°. Umidade do ar com mínima 26% e máxima 72%.
Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que provocam chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.
Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do País, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Foto: Reprodução INMET