O indivíduo é usuário de drogas e foi afastado do lar de seus pais idosos após ameaçar e subtraia seus bens para trocar por entorpecentes
Em um trabalho conjunto entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do 26° Batalhão da Polícia Militar de Caldas Novas nesta quarta-feira (22/01), prenderam, por volta das 11h44, no bairro Santa Efigênia, um homem de 44 anos com um extenso histórico criminal e com mandado de prisão preventiva em aberto.
Entenda o caso
No mês de agosto de 2024 um senhor idoso compareceu à Central de Flagrantes de Caldas Novas informando que seu filho, usuário de drogas, o ameaçava constantemente e subtraia seus bens (dinheiro, celular e motocicleta) para trocar por entorpecentes. Alegou que sua esposa é acamada em função de ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e que sua pequena aposentadoria era utilizada na compra de medicamentos, não suportando mais a presença de seu filho em sua residência.
Imediatamente registrou-se o RAI e colheu-se as declarações da vítima, sendo realizadas diligências que constataram a precariedade das condições de vida do casal idoso. A autoridade policial representou pela concessão de medidas cautelares diversas da prisão, para o afastamento do lar e proibição de contato com os pais, o que foi prontamente deferido pelo Ministério Público e Poder Judiciário. O filho foi devidamente intimado sobre a Medida Cautelar e se afastou da residência dos pais.
Foi instaurado Inquérito Policial, com a realização de diversas diligências pela Polícia Civil. O filho foi indiciado pelo crime de perseguição e pela contravenção penal de vias de fato, em desfavor do seu pai idoso. O Inquérito foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário no mês de outubro, sendo que o Ministério Público já ofereceu a Denúncia em desfavor do investigado.
Ocorre que, no início deste ano, familiares do casal procuraram a Central de Flagrantes e narraram que o filho retornou para a casa dos pais, descumprindo as obrigações estampadas na medida cautelar, voltando a ameaçar os idosos. Prontamente a autoridade policial representou pela prisão preventiva, em função do descumprimento das medidas cautelares. O Ministério Público opinou favoravelmente e a Magistrada decretou a prisão preventiva do filho, na data de ontem.
Imediatamente as equipes iniciaram diligências para captura do filho e, em um trabalho conjunto, entre os Agentes da Polícia Civil, lotados na Central de Flagrantes, e os Policiais Militares da Força Tática e da Inteligência do 26° BPM, o filho foi localizado e capturado na data de hoje.
O filho foi encaminhado para o presídio da cidade de Caldas Novas, onde segue à disposição do Poder Judiciário.
A prisão deste indivíduo, somada às demais ações policiais realizadas em 2025, representam uma importante vitória para as forças de segurança na luta contra a criminalidade e contribuem para a redução da criminalidade e a garantia da tranquilidade da população de Caldas Novas.
Fonte: 26º Batalhão de Polícia Militar
Foto: Reprodução/26º BPM