Pesquisa revela que 74% dos empreendedores em Goiás utilizam redes sociais, aplicativos ou internet para vendas

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Essa tendência, acelerada pela pandemia, mostra que a digitalização é fundamental para a sobrevivência e o sucesso dos pequenos empreendedores

A internet tornou-se uma ferramenta indispensável para os pequenos negócios brasileiros. De acordo com a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Nacional, em Goiás 74% dos empreendedores já utilizam canais digitais para vender produtos ou serviços, o que demonstra a força da transformação digital no cenário empresarial.

O estudo revela que os principais canais para vendas no estado são o Whatsapp (81%), seguido pelo Instagram (60%), Facebook (25%), Marketplace (17%) e site próprio (10%). Em contrapartida, 51% dos empresários ouvidos na pesquisa afirmaram que não investem em tráfego pago. O recurso, se feito de forma planejada estrategicamente, pode ajudar os empresários a alcançar maior público e aumentar a visibilidade da marca. O marketing digital possibilita uma presença online mais forte e as empresas tendem a ter um melhor desempenho do que aquelas que não investem nessa área.

No entanto, a digitalização não é um processo simples e exige planejamento e investimento. É preciso definir quais canais digitais são mais adequados para o negócio, criar uma estratégia de marketing eficaz e garantir que a experiência online do cliente seja tão positiva quanto a offline. O Sebrae Goiás oferece diversos cursos e ferramentas para ajudar os pequenos negócios a se adaptarem à era digital. Os empreendedores podem aprender sobre e-commerce, marketing digital, gestão de redes sociais e outras habilidades importantes para ter sucesso na internet.

Na 9ª edição da Pesquisa Pulso, 34% dos empresários goianos relataram um aumento no faturamento em novembro de 2024 em comparação a novembro de 2023, enquanto 35% informaram uma redução. As principais dificuldades apontadas foram o aumento de custos (35%), falta de clientes (25%) e dívidas, empréstimos ou fornecedores (22%). Dados do estudo mostram que 31% dos empreendedores buscaram empréstimos nos últimos três meses e 41% possuem empréstimos e dívidas em dia e 19% estão em atraso. A íntegra da pesquisa está disponível neste link.

Escala 6 X 1 e o Humor dos Empreendedores – A pesquisa revelou que 86% dos empresários estão cientes da proposta de escala de trabalho 6 X 1. Entre os entrevistados, 40% avaliaram que essa alteração não impacta a empresa, 34% acreditam que haverá um impacto negativo para os negócios e 13% afirmaram que o impacto será positivo. Além disso, 42% dos empreendedores relatam dificuldades em manter seus negócios ativos. Em compensação, 26% consideram que os desafios geraram mudanças valiosas para os negócios, 23% estão otimistas com novas oportunidades e outros 6% acreditam que o pior cenário já passou.

A 9ª Edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, levantamento quantitativo realizado pelo Sebrae Nacional, foi realizada entre os dias 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, com a participação de 181 respondentes em Goiás.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Foto: Pixabay