Estão sendo pesquisados na unidades de conservação de Caldas Novas plantas, animais e répteis, conforme o primeiro pelatório divulgado pela Semad
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) autorizou entre 2019 e 2023, a realização de 57 pesquisas nas 24 unidades de conservação da Semad no Estado de Goiás.
Além de proteger cenários exuberantes, que enchem os olhos, as 24 unidades de conservação da Semad também são locais em que se gera conhecimento. Diversas universidades e pesquisadores fazem parte desse belíssimo trabalho em parceria com a Semad.
Unidades de Conservação
As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental. São divididas em dois grupos:
- Unidades de proteção integral: objetiva preservar a natureza, sendo admitido somente o uso indireto dos seus recursos naturais.
- Unidades de uso sustentável: têm por objetivo aliar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais.
Goiás possui 24 unidades de conservação, eles promovem a conservação e pesquisa da biodiversidade, da água, do solo, da regulação do clima, da geração de energias renováveis e da produção de medicamentos, gerando mais renda e lazer para cidadãos e visitantes.
Os parques estaduais goianos possibilitam a realização de pesquisas científicas do uso sustentável dos recursos naturais e do desenvolvimento de atividades de educação e de interpretação ambiental, além de recreação e turismo ecológico.
Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Foto: Reprodução/Semad