MPGO realiza operação para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares

Caldas Novas / 493

A operação é fruto de sindicância determinada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, para apurar denúncias praticadas por servidores públicos municipais

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8/5) operação para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares.

A investigação verifica alterações de valores de guias de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e nos cadastros imobiliários nos sistemas informatizados do município de Caldas Novas.

Por meio de Nota, a Prefeitura Municipal de Caldas Novas informou que a referida operação é fruto de sindicância determinada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, para apurar denúncias praticadas por servidores públicos municipais.

Informou ainda, que através de Portaria Municipal nº 354 de 27 de março de 2023, e publicado no Diário Oficial do Município em 31 de março de 2023, Edição nº 1193, o Procedimento de Sindicância foi instaurado pelo Município, e por entender a gravidade dos fatos, vários servidores do Município foram afastados, por meio do decreto nº 550/2023.

E concluiu dizendo, que em 1º de agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, realizou o envio do procedimento integral da Comissão de Sindicância, que acusou indícios de ilícito de natureza penal, ao Ministério Público de Goiás, vez se tratar do órgão competente para instaurar eventual ação penal, gerando então, a operação realizada nesta data, em Caldas Novas

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Caldas Novas e Aparecida de Goiânia. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Caldas Novas.

A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação de cinco promotores de Justiça e sete delegados, além de agentes da Polícia Civil e de integrantes da Polícia Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação (MPGO)/ Secom - Prefeitura de Caldas Novas
Fotos: Reprodução/CSI/ MPGO