Com a ajuda da mãe e dos vizinhos, Tânia ingressou no ramo da gastronomia e hoje recebe visitantes de todo o Brasil
O ano era 2004, e a cidade, Caldas Novas, no Sul Goiano. Foi a partir daí que a vida da empresária Tânia Maria Magalhães começou a tomar novos rumos. Ela chegou no município com três crianças pequenas, uma separação, muitas mágoas e a busca por novas oportunidades e realização de sonhos. E a gastronomia foi algo que chamou a atenção. “Comecei com a ajuda da minha mãe e vizinhos. Cada um me deu um pouco de ingredientes e eu fui testando receitas”, conta.
Foi então que as massas de minipizza deram certo e ela começou a sair pelas ruas da cidade. “Eu ia de porta em porta nos comércios, hotéis e bancos”, explica Tânia. Essa foi a forma que a empresária encontrou para sustentar a família. Mas só as minipizzas passaram a ser pouco, e ela resolveu partir para as empadas, e o sucesso foi absoluto. Tânia descobriu que tinha um “pezinho” na gastronomia.
Logo veio a oportunidade de locar uma sala comercial no centro de Caldas Novas, e inspirada pelo apoio e incentivo das pessoas ao seu redor, Tânia decidiu levar seu hobby culinário a um novo patamar. “Ela era bem pequena, com apenas um balcão e uma mesa de ferro com as cadeiras, mas eu acreditei e fui adiante. Fiz dívidas, dividi em muitas prestações, mas eu precisava arriscar e investir”, relata a empresária. Foi a partir daí que iniciou a transformação que também já contava com a ajuda da filha mais velha, Laura Ane.
Ela conta que até então o nome do seu estabelecimento era “Mini Pizza Maná”, mas que um dia um cliente do Rio de Janeiro veio e disse que tinha que chamar “Empadão Goiano da Tânia”, para as pessoas entenderem quem realmente estava por trás de todo aquele sabor incomparável. “Eu acatei ele, assim como ouvi de várias outras pessoas as dicas e críticas que eu recebi durante esses 20 anos”, afirma.
Tânia conta ainda que tinha um sonho, ser famosa. E esse sonho se realizou quando um outro cliente, agora de São Paulo, chegou em sua lanchonete e disse que o “Empadão Goiano da Tânia” estava no Guia Quatro Rodas. Fundado em 1960 pela Editora Abril, o Guia Quatro Rodas começou com uma publicação dedicada a fornecer informações sobre estradas, rotas e condições de viagem para motoristas que se aventuravam pelas estradas do país com indicações de hotéis, restaurantes, passeios, escolas, parques, hospitais e outros pontos de referências. Sua reputação de qualidade, imparcialidade e experiência fez dele um companheiro indispensável para aqueles que desejavam descobrir os tesouros escondidos no país, seja em uma viagem de carro, avião, ônibus ou a pé. “Nesse dia meu sonho se realizou. De alguma forma eu era famosa, estava no Guia Quatro Rodas e as pessoas sabiam que naquele estabelecimento tinha um produto de qualidade”, comemora.
Os anos se passaram e Tânia e os filhos estavam sempre investindo e abrindo novas lojas na região. Hoje o filho mais novo, Lucas Henrique, é quem cuida de toda a parte administrativa e Laura já tem o seu próprio negócio, a hamburgueria “Mostarda e Mel”. Infelizmente, a filha Mariah faleceu, mas o seu filho Gabriel também ajuda a avó e toda a família nos negócios.
Servido em dois tamanhos e em panela de barro, o empadão do restaurante tem diferentes sabores, sendo que a versão tradicional leva ingredientes típicos da região, como pequi, um fruto muito consumido no estado, e guariroba. Entre as opções de empadão, também existem os recheios de camarão com requeijão cremoso, carne seca e frango com palmito, além das empadinhas doces e panelinhas.
Em toda essa jornada de empreendedorismo, Tânia e os filhos sempre tiveram o auxílio do Sebrae, com atendimentos e participação em palestras e consultorias.
Rota Além das Águas
Além de ser um deleite para o paladar, o Empadão Goiano da Tânia também se tornou uma parte importante da cultura gastronômica de Caldas Novas. Ele representa a tradição, o trabalho árduo e o espírito empreendedor dos moradores locais, além de ser um símbolo de hospitalidade e generosidade e por isso o estabelecimento faz parte da “Rota Além das Águas”. Um projeto dos empresários locais integrados ao Programa Turismo 4.0 do Sebrae, criado para propor estratégias multissetoriais, envolvendo os segmentos da gastronomia, patrimônio histórico e cultural, além do turismo ambiental.
Camila Elias, analista do Sebrae na Regional Sul, diz que parcerias como essa exemplificam o que pode ser alcançado quando se unem forças para apoiar o empreendedorismo local. “No Sebrae, reconhecemos a importância de apoiar e promover empreendedores locais como a Tânia, que contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural de nossa comunidade”, afirmou.
Hoje, o Empadão Goiano da Tânia é um verdadeiro patrimônio culinário de Caldas Novas, celebrado e apreciado por todos que têm a sorte de prová-lo. Ele continua a ser uma fonte de orgulho para Tânia e uma lembrança a para aqueles que passaram pela cidade, mantendo viva a tradição e o sabor único de Caldas Novas.
Reunião de gerações: Tânia, Lucas, Laura e família celebram o sucesso empreendedor
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Foto: Reprodução/ASN GO