Um jovem de 16 anos foi a óbito na tarde de domingo (28) vítima de afogamento
Um jovem que se divertia nas águas do Lago Corumbá no bairro Lago Sul morre afogado após tentar atravessar o lago de margem a margem. O Fato ocorreu na tarde deste último domingo (28), na região da prainha, local aberto ao público no bairro Lago Sul.
Segundo informações da polícia militar, o jovem Hudson Gabriel Nicácio de 16 anos e seus amigos estavam nadando nas águas Lago Corumbá durante a tarde de domingo, quando o Hudson tentou atravessar o lago de margem a margem. O jovem conseguiu fazer a ida até uma das margens, mas quando tentou voltar perdeu as forças e começou a submergir, ou seja, a afundar nas águas, começando a afogar.
A equipe do Corpo de Bombeiros de Caldas Novas foi acionada para atender o chamado e quando chegaram no local, o jovem ainda estava submerso nas águas, foi feito a retirada do corpo e iniciado os procedimentos de reanimação em solo. Logo em seguida, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também chegou ao local para auxiliar no atendimento.
Inicialmente foi identificado por parte dos médicos que o adolescente se encontrava no Grau 6 de afogamento, estágio considerado de maior gravidade, onde a parada cardiorrespiratória secundária ao afogamento configura o pior dos cenários. Nesse instante, a equipe médica iniciou a massagem cardíaca na tentativa de obter retorno da circulação corpórea espontânea.
Foram utilizadas várias técnicas de reanimação por mais de uma hora no jovem, incluindo procedimentos avançados e medicamentos indicados ao caso, mas infelizmente o adolescente não resistiu. O óbito foi confirmado pelo médico Dr. Arthur da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu, e logo em seguida liberado aos cuidados da Polícia Militar e do Instituto Médico Legal de Caldas Novas.
Um fato curioso que chamou a atenção do Corpo de Bombeiros foi o descontentamento por parte de três jovem que estavam com Hudson. Os jovens tentaram evitar que o adolescente fosse resgatado e recebesse atendimento médico. A equipe dos bombeiros foi hostilizada com xingamentos de baixo calão e gestos obscenos. Foi necessário a intervenção da policia militar para cessar a agressão. A polícia militar deu voz de prisão aos indivíduos, conduzindo à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
RECORRÊNCIA DE AFOGAMENTO
Não é a primeira vez que ocorre afogamento nas águas do Lago Corumbá. Recentemente um rapaz de 23 anos também morreu afogado no Lago Corumbá em Caldas Novas.
O afogamento foi registrado pelo Corpo de Bombeiros em 26 de julho deste ano, quando um jovem teria entrado nas águas do Lago Corumbá para salvar uma criança que se afogava
Gabriel Vargas de André, de 23 anos é natural de Aparecida de Goiânia e estava passando o fim de semana em Caldas Novas, na região sul de Goiás.
Relatos de pessoas que estavam no local no momento do fato, afirmaram aos bombeiros, que Gabriel se afogou quando entrou nas águas do Lago Corumbá para salvar uma criança que se afogava. Outras pessoas também teriam entrado na água para ajudar o resgate da criança, mas o jovem de 23 anos teria sumido nas águas durante o resgate.
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e, ao chegar no local, um grupo de mergulhadores já iniciaram as buscas por Gabriel nas águas do Lago Corumbá. Ao encontrar o corpo, foi iniciado imediatamente as técnicas de reanimação ainda no local. O jovem foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Caldas Novas (UPA), mas não resistiu ao afogamento e foi a óbito.
A criança que teria se afogado foi atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros e passa bem. A área em que ocorreu o fato é aberta ao público e possui placas de sinalização alertando para o risco de afogamento nas águas do Lago Corumbá.
A prevenção permanece sendo a mais poderosa intervenção, podendo evitar mais de 85% dos casos de afogamento. Ao reconhecer que uma vítima está se afogando, ligue imediatamente 192 e 193.