De acordo com a Polícia CIvil, o grupo atuavam na cidade e eram responsáveis pelo planejamento e execução de homicídios em desfavor de indivíduos ligados à facção rival
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios de Caldas Novas/GO, no âmbito da Operação Keres, conclui investigação referente à Organização Criminosa, voltada à prática de homicídios e tráfico de drogas na cidade, e indicia 17 (dezessete) suspeitos por participação na ORCRIM.
O inquérito foi instaurado após uma prisão realizada em março de 2023, também pelo GIH, cujos dados obtidos apontaram para existência de membros ligados à facção criminosa que atuavam na cidade, e eram responsáveis pelo planejamento e execução de homicídios em desfavor de indivíduos ligados à facção rival, também atuante na cidade.
Os elementos angariados apontaram, ainda, o envolvimento dos suspeitos com a prática de tráfico de drogas. Foi possível identificar o vínculo de 17 (dezessete) investigados, que foram indiciados e tiveram a denúncia recebida por suspeita de integrar organização criminosa.
O conjunto de investigações realizadas pelo GIH, logrou êxito em demonstrar que cerca de 03 (três) homicídios consumados, e três homicídios tentados, foram praticados pela Orcrim, entre os anos de 2022 e 2023, sendo que tais inquéritos foram concluídos e remetidos à 1ª Vara Criminal de Caldas Novas/GO, com competência para julgamento de crimes dolosos contra a vida.
Em decorrência da presente investigação, tendo por objeto investigar a existência da ORCRIM, 05 (cinco) suspeitos de estarem envolvidos diretamente nos homicídios, tiveram mandados de prisão preventiva deferidos pela Vara de Organização Criminosa em Goiânia/GO, desses, 04 (quatro) já estavam presos preventivamente, em decorrência de outros delitos como homicídio e tráfico de entorpecentes.
Durante as investigações, já haviam sido decretadas prisões temporárias e medidas de buscas e apreensões, realizadas no contexto da operação SATUS, a fim de obter mais informações sobre a ações perpetradas pela facção. As imagens ora divulgas referem-se às prisões e buscas dessas operações desenvolvidas no transcorrer da investigação.
Cumpre destacar que a ação da polícia civil na investigação célere, eficaz e eficiente, tem contribuído significativamente para redução dos índices de homicídio na cidade, tendo sido identificados os principais suspeitos de orquestrar a morte de integrantes de facções rivais.
Encontra-se foragido, Iuri Borges da Silva Gonçalves Pinheiro, vulgo "Coala", suspeito de integrar a organização criminosa.
A divulgação da identidade e da imagem do investigado encontra respaldo na Lei n. 13.869/2019, Portaria Normativa n. 02/2020/DGPC e Portaria n. 547/2021 DGPC, além de despacho fundamentado da autoridade policial, tendo em vista o interesse público de identificar o provável envolvimento dos investigados em outros crimes praticados no Estado de Goiás, identificar outras fontes de prova, bem como com o fim de realização a prisão do investigado que atualmente está foragidos.
Qualquer informação acerca da localização do investigado foragido poderá ser transmitida via WhatsApp para o telefone do GIH/GENARC de Caldas Novas – (62) 99266-4074. Será resguardado sigilo absoluto.
Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO)
Foto: Reprodução/PCGO