Operação Kalypto cumpre seis mandados de prisão em Caldas Novas

Policial / 959

A ação integrada entre a PMGO a PCMG realizaram a prisão de seis pessoas em Caldas Novas, pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro

A Polícia Militar de Goiás, por meio da Força Tática do 26° Batalhão da Polícia Militar de Caldas Novas, agências local, regional e central de inteligência, em ação integrada com a Polícia Civil de Minas Gerais, realizaram a prisão de seis pessoas em Caldas Novas.

As investigadas na operação “Kalypto”, foram deflagradas com o objetivo de realizar a repressão qualificada aos crimes de tráfico ilícito de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Conforme apontam as investigações da Operação Kalypto, uma Organização Criminosa ligada ao tráfico ilícito de drogas e originária do Estado da Bahia tentou estabelecer-se em Minas Gerais, passando a lavar o dinheiro ilícito através da aquisição de imóveis de luxo e propriedades na zona rural, utilizando-se como forma de pagamento veículos e movimentações bancárias em nome de terceiros (laranjas).

Apenas na cidade de Unaí, nos poucos meses que permaneceram, os investigados movimentaram aproximadamente R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). No total foram cumpridos 9 (nove) mandados de prisão e 13 (treze) mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Sergipe.

O nome da operação origina-se do verbo grego “kalýpto”, cujo significado seria “cobrir”, “esconder”, “ocultar”, “velar”, referência à tentativa de lavar o dinheiro sujo, obtido através do tráfico ilícito de drogas, com aquisição de bens (veículos e imóveis).

A Operação contou com a participação de 18 (dezoito) Policiais Civis, 2 (dois) Promotores de Justiça e 16 Policiais Militares, além do apoio operacional da Polícia Militar de Goiás e Polícias Civis da Bahia e Sergipe.

26° BPM DENÚNCIA: (64) 9.9971-8446

Fonte: 26° Batalhão da Polícia Militar de Caldas Novas
Foto: Reprodução/26° BPM/Divulgação