Semana do MEI leva palestras e atendimentos a empreendedores no Sul Goiano

Caldas Novas / 532

O evento acontece de 20 a 24 de maio em oito cidades da Regional: Caldas Novas, Catalão, Piracanjuba, Pontalina, Pires do Rio, Morrinhos, Rio Quente e Goiatuba. O evento proporciona abordagens sobre a importância e benefícios da formalização do microempreendedor individual e suporte aos empresários já estabelecidos

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) do Sebrae é um evento anual que oferece uma série de atividades voltadas para capacitação, formalização e crescimento dos microempreendedores. Este ano, a Regional Sul preparou uma programação especial para ajudar os MEIs a se desenvolverem e prosperarem em seus negócios. O evento acontece de 20 a 24 de maio em oito cidades da Regional: Caldas Novas, Catalão, Piracanjuba, Pontalina, Pires do Rio, Morrinhos, Rio Quente e Goiatuba.

Em Caldas Novas e Piracanjuba o tema do primeiro encontro foi “Descomplica MEI”, uma palestra realizada pelo consultor Alan Rubio que falou sobre a importância de se formalizar, os cálculos e pagamentos das contribuições, prazos e obrigações, emissões e notas fiscais e ainda os benefícios previdenciários.

Na oportunidade, o presidente da Acican, Paulo Sérgio, a presidente da Associação das Águas Quentes (Aqua), Rosângela Marlçal, e o secretário da Indústria e Comércio de Caldas Novas, Antônio Barros, agradeceram a parceria com o Sebrae e ressaltaram a importância de um evento como esse para alavancar a economia da região.

A comerciante Emanuela Moura, que esteve presente no primeiro dia, afirmou que há dez anos é MEI e não sabia de muitas informações que foram transmitidas na palestra. “Sobre emissão de notas fiscais, sempre fiquei escutando os outros e nunca tinha procurado saber como realmente funcionava. E tem mais, não sabia que eu posso ter licença-maternidade ou me afastar por doença. Hoje foi uma noite extremamente positiva”, garantiu.

Antônio Barros, da Acican, o secretário Paulo Sérgio, Rosângela Marçal, da Aqua, e Camila Elias, do Sebrae: parcerias para o crescimento

Em Catalão o tema da palestra foi “Como se Tornar um Microempreendedor Individual”, com o consultor Mário Wilson Oliveira. Esse também foi o momento em que os participantes tiveram a oportunidade de aprender todos os passos necessários para se formalizar como MEI, conhecendo os benefícios e as obrigações que esse regime empresarial proporciona.

A gerente do Sebrae na Regional Sul, Fernanda Lobato, disse que a Semana do MEI surge como uma iniciativa para reforçar a importância da capacitação dos microempreendedores individuais em todo o Brasil, especialmente no estado de Goiás, onde desempenham um papel vital no desenvolvimento econômico, como indicam os números. “Com mais de dez capacitações planejadas, incluindo palestras e oficinas, a Regional Sul visa manter os empresários atualizados e preparados para promover o desenvolvimento e aumentar a competitividade de seus negócios. Essas capacitações oferecem uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimento, insights e habilidades fundamentais para o crescimento sustentável dos pequenos negócios”, explicou.

Ainda durante toda a semana, os participantes da cidade de Caldas Novas terão a oportunidade de aprender sobre finanças, vendas e gestão empresarial. Piracanjuba, Pontalina, Pires do Rio, Morrinhos, Rio Quente e Goiatuba terão programações até o final da semana desenhadas para atender as necessidades do público e contribuir para o crescimento e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Fonte: Agência Sebrae de Notícia
Foto: Reprodução/Sebrae