Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre falecimento de criança de 9 anos internada no PAI com quadro de insuficiência respiratória

Saúde / 1609

A família que é natural de Cabeceiras de Goiás, cidade a 52 km a Sul-Leste de Formosa, veio para Caldas Novas passar as férias de julho.

Uma criança de nove anos de iniciais J. A. M. F. A, deu entrada no Hospital Municipal “Dr. André Ala Filho - Pronto Atendimento Infantil (PAI), na noite deste último domingo (10), após se sentir mal e apresentar febre e um quadro de insuficiência respiratória.

De acordo com a nota técnica divulgada pela Prefeitura de Caldas Novas, o paciente se encontrava com saturação entre 68% a 75%, chamando a atenção da equipe médica da unidade. Os profissionais de saúde chamaram a família da criança e orientou para que o paciente fosse submetido ao imediato procedimento de intubação, em razão da seriedade do quadro clínico, mas a priori, o pedido foi negado pelos pais.

Ainda segunda a nota, no decorrer da noite, a criança apresentou piora na respiração, diminuindo ainda mais o nível de saturação, chegando 46% - 52%. Nesse momento, o corpo médico entrou em contato novamente com os pais da criança, alertando para a necessidade imediata de intubação. A resposta novamente foi negativa. Sabendo da gravidade do caso, os médicos continuaram insistindo até obterem a resposta afirmativa que permitia a intervenção, mas a autorização somente foi dada na manhã desta segunda-feira (11).

Ainda na manhã desta segunda-feira (11), o quadro se agravou e a criança entrou em parada cardiorrespiratória. Foram feitos todos os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, por cerca de 40 minutos, mas a criança não resistiu e veio a óbito às 06h:23mm da manhã. A equipe médica da unidade de saúde solicitou avaliação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para confirmar a causa do óbito, através do laudo de necropsia, com previsão de ficar pronto em 30 dias.

Pelas redes sociais, a família alega negligência médica. A Secretaria de Saúde informou que está colaborando para que toda a apuração seja conduzida de forma ágil e para que todos os fatos sejam elucidados.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

A Prefeitura de Calda Novas, através da Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta nota, lamentar profundamente o falecimento da criança, J. A. M. F. A, de 9 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 11, e prestar os mais sinceros pêsames aos seus familiares.

Esclarecer que, a criança deu entrada no Hospital Municipal ´André Ala Filho´ no plantão noturno no dia 10/07/2022 e que, no momento da avaliação médica, o paciente se encontrava com saturação entre 68% a 75%, ocasião em que teria sido indicado pela equipe médica, devido à gravidade do caso, o imediato procedimento de intubação, o que foi negado pela família.

De acordo com laudo médico, ao longo da madrugada o quadro evoluiu com piora significativa da respiração, chegando a saturar 46% - 52%, quando novamente foi alertado a necessidade imediata de intubação, tendo novamente posição contrária da responsável, sendo permitido o procedimento, apenas na manhã desta segunda-feira, 11/07/2022, após insistência da equipe.

Segundo ainda documento assinado pelas médicas, Dra. Juliana Bonfante Martins e Dra. Stefanny de Paula Silva, após o procedimento de intubação, a criança entrou em parada cardiorrespiratória devido ao agravamento do quadro, e mesmo tendo sido feito todo procedimento de reanimação cardiopulmonar, durante aproximadamente 40 minutos, o óbito foi constatado às 06:23hs.

Para melhor verificação da causa do óbito, a equipe médica solicitou avaliação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para necropsia e o resultado deve sair em 30 dias.

A Secretaria de Saúde enfatiza que está colaborando para que toda a apuração seja conduzida de forma ágil e para que todos os fatos sejam elucidados.

Respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Caldas Novas

Foto: Reprodução Rede social