A doença que foi considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, tem 80 casos notificados no Brasil. De acordo com o ministério da Saúde, já existem 20 casos confirmados e outros 14 seguem sob análise
Foi confirmado o primeiro caso de varíola do macaco em Goiás, pelo ministério da Saúde. Ao todo, o estado já registrou duas notificações, um ainda permanece em atenção como suspeito e o outro já foi descartado.
A saúde do país está novamente em alerta com uma possível endêmica vinda dos países da África Central e da África Ocidental. A varíola do macaco já possui 80 casos notificados no Brasil. De acordo com o ministério da Saúde, já existem 20 casos confirmados da doença e outros 14 seguem sob análise
O registro dos primeiros casos foram informados pelo ministério da saúde desde o dia 15 de março deste ano, e foram tratados como suspeito no primeiro momento. As pessoas que apresentavam sintomas tinham erupções cutâneas pelo corpo. Foram coletados materiais genéticos para os exames dos pacientes que apresentavam suspeita do caso.
A recomendação do ministério é que a partir do momento em que o paciente apresente algum sintoma de febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, sintomas geralmente inespecífico e semelhantes a um resfriado ou gripe e que tenha tido contato com outra pessoa infectada, fique em isolamento de forma imediata, devendo fazer a coletadas das amostras e enviar para um laboratório.
Os primeiros casos no Brasil confirmados de suspeita da doença até o momento, foram detectados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e agora em Goiás. O caso suspeito mais próximo à Goiás foi detectado em Minas Gerais. Um homem de 41 anos, que era policial penal estava internado no Uberlândia Medical Center (UMC) e foi a óbito no último sábado (11). Mas o caso foi descartado pelo Ministério da Saúde nesta última quarta-feira (15).
A doença que era pouco conhecida pelos brasileiros surgiu pela primeira vez em 1958, quando foi detectada em macacos de laboratório. O primeiro caso em humanos só foi notificado em 1970, na República Democrática do Congo. Desde então, a doença foi notificada em várias partes da África Central e da África Ocidental, e nos últimos meses foram detectados novos casos em países considerados não endêmicos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Europa atualmente já responde por 84% dos casos notificados. Ao todo, já existem 2.103 casos confirmados da varíola do macaco notificados pela OMS, desde primeiro de janeiro a 15 de junho deste ano. Até o momento, 42 países já tiveram algum caso notificado pelo sistema de saúde, é uma morte já foi relatada.
Portal Caldas - Informação, prestação de serviço e credibilidade!