Secretaria de Saúde de Caldas Novas irá realizar Dia D de vacinação contra Poliomielite

Saúde / 285

A campanha nacional será realizada em Caldas Novas neste sábado, dia 08 de junho, onde imunizará crianças de 01 ano a 04 anos, 11 meses e 29 dias

O Governo de Caldas Novas, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 08, Dia D de vacinação contra Poliomielite. A campanha nacional está imunizando crianças de 01 ano a 04 anos, 11 meses e 29 dias.

O Dia D será realizado na Câmara Municipal, das 08h às 15h e os responsáveis devem apresentar documento e cartão de vacina da criança.

No sábado também será oferecida a vacina contra Influenza, para toda a população.

Histórico

O Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada, no segundo semestre de 2024, quando o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral, acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar a morte.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Caldas Novas
Foto: Secom/Iron Braz