Produtores rurais do Centro-Oeste não veem chuva há 50 dias, e ar seco e calor permanecem nesta quinta

Goiás / 445

Regiões Centro-Oeste, Sudeste e áreas da Bahia enfrentam os efeitos da estiagem, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) eleva a área de milho segunda safra afetada

De acordo com o portal Clima Tempo, uma massa de ar seco dificulta o avanço da chuva para o interior do Brasil. Em contramão, no Rio Grande do Sul um sistema frontal provoca temporais nesta quinta-feira (28), avançando para os outros estados da região.

Os marcadores indicam que o cenário de chuva não deve mudar pelos próximos dias. Nas áreas do norte do Rio Grande do Sul, são esperados 100mm de chuva. Já nas áreas do Brasil central, o destaque principal é o tempo seco. Algumas localidades na região agrícola do Centro-Oeste enfrentam 50 dias sem o registro de chuva.

Ainda segundo o portal Clima Tempo, Conab eleva a área de milho segunda safra afetada pelos efeitos da estiagem, afetando áreas do interior de São Paulo, parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, áreas de Minas Gerais e da Bahia.

Nesta quinta-feira (28), o tempo fica firme, com sol forte e muito calor em quase todo o Sudeste e no Centro-Oeste. O tempo forte também castiga o sul do PA, no TO, RO, no centro-sul do sul do MA e do PI e no oeste da BA. Apesar de ainda ser baixo volume das águas, na próxima semana, a frente fria que opera no Sul avança pela costa do Sudeste, atingindo também as demais áreas da região.

Na maior parte do país, o nível de umidade no ar continua abaixo do recomendado para a saúde, segundo especialistas. O recomendado é em torno de 60%.

Fonte: Climatempo