A Polícia Civil orienta os responsáveis por crianças e adolescentes a redobrarem a atenção quanto ao uso da internet e redes sociais
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Caldas Novas, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, por meio da equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) deflagrou, na tarde desta segunda-feira (24/02), a segunda fase da Operação Jogo de Ilusão, visando ao combate a crimes de pornografia infantojuvenil praticados por meio da internet.
A operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) do Mato Grosso, teve como alvo um indivíduo de 20 anos, residente na cidade de Caldas Novas, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar, bem como feita a prisão do investigado, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário.
As investigações foram iniciadas em abril de 2024, após a denúncia de interação suspeita em uma rede social, envolvendo vítimas adolescentes de Cuiabá (MT). Durante as diligências, foi identificado um perfil falso na rede social Instagram, utilizado para estabelecer contato com menores de idade e obter, de maneira ilícita, imagens e vídeos com conteúdo de nudez. As abordagens criminosas, que tiveram início em uma plataforma de jogos, avançavam para redes sociais, onde os autores persuadiam as vítimas a compartilhar material sensível.
A apuração dos fatos permitiu a identificação de dois suspeitos, um maior e um menor de idade, ambos residentes em Caldas Novas. As provas coletadas na primeira fase da operação fundamentaram as ordens judiciais cumpridas nesta nova etapa, incluindo a prisão preventiva do maior de idade.
A integração entre as Polícias Civis dos dois Estados foi fundamental para o êxito das diligências e a efetividade das medidas judiciais.
A Polícia Civil orienta os responsáveis por crianças e adolescentes a redobrarem a atenção quanto ao uso da internet e redes sociais, reforçando medidas de segurança e proteção contra esse tipo de crime.
Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás
Foto: Reprodução/PCGO