Operação “Central do Crime”, desarticula Orcrim especializada no golpe “bença tia”

Policial / 503

Foram identificados 5 homens e 2 mulheres, que montaram uma espécie de escritório do crime em Caldas Novas, especializada na prática de crimes cibernéticos solicitando o recebimento de pix por meio de aplicativos de conversas

A Polícia Militar de Goiás, através da Força Tática do 26° Batalhão da Polícia Militar de Caldas Novas, Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e Agências de Inteligência do 19º Comando Regional, em ação integrada com a Polícia Civil de Goiás e inteligência da PM de Juiz de Fora (MG), deflagrou a 2ª edição da operação “CENTRAL DO CRIME”, desarticulando uma organização criminosa especializada na prática de crimes cibernéticos, na modalidade de golpe “bença tia”.

Foram identificados cinco homens e duas mulheres, com idades entre 18 e 26 anos, que montaram uma espécie de escritório do crime em Caldas Novas. Verificou-se que esses indivíduos se associaram para praticar fraudes eletrônicas, passando-se por familiares das vítimas e solicitando o recebimento de pix por meio de aplicativos de conversas. Também se apurou que os pix eram destinados para contas de “laranjas”.

Os indivíduos foram autuados em flagrante pelos crimes de organização criminosa e estelionato. Aos policiais, confessaram a prática dos crimes, utilizando aparelhos celulares de uso coletivo e, após a análise de perfis vulneráveis, enviavam mensagens se passando por familiares e aplicavam golpes.

Vítima de Tentativa de Golpe: Uma das vítimas, um idoso de Juiz de Fora (MG), alegou que foi solicitado a ele a quantia de R$ 1.350,00 via PIX. A transferência não foi concluída devido à divergência dos dados bancários fornecidos pelos estelionatários.

Materiais Apreendidos durante a operação:

• 07 smartphones;
•122 chips telefônicos;
• 02 carros de luxo;
• 01 motoaquática;
• R$ 5.106 em espécie;
• Porções de maconha e outra substância entorpecente conhecida como “Ice”.

Após a prisão dos indivíduos, foram encaminhados à Polícia Técnica Científica para exame de corpo de delito e logo em seguida foi conduzido à Delegacia de Caldas Novas, onde foram autuados em flagrante pelo crime organização criminoso e estelionato, cuja as penas somadas pode chegar a 16 anos de prisão.

O 26º BPM disponibiliza à população de Caldas Novas o contato direto com as equipes para chamadas emergenciais, orientações e denúncias através no número abaixo.

26° BPM DENÚNCIAS: (64) 9.9971-8446

Fonte: 26° Batalhão de Polícia Militar
Foto: Reprodução 26° BPM