Operação Energia Legal da Enel Distribuição Goiás é realizada em bairros de Caldas Novas

Caldas Novas / 831

Faça parte desse movimento e denuncie: Furto de energia, gato de energia ou ligação clandestina. Não importa o nome, mas sim os riscos e prejuízos dessa prática ilegal.

A Operação Energia Legal está rodando várias cidades nas áreas de concessão da Enel Distribuição nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará. A operação tem por objetivo fiscalizar e regularizar ligações clandestinas que põem em risco a população e pioram a qualidade do serviço de distribuição. Até 20 de maio deste ano, foram realizadas seis edições, totalizando quase 2 mil inspeções.

A Operação teve início na cidade de Caldas Novas nesta última terça-feira (19) e tem previsão de término na sexta-feira (22). O objetivo das ações é conscientizar a população a combater os furtos de energia, denunciando fraudes, popularmente conhecido como "gato", prática que prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população.

Leonardo Pacheco, responsável por Ações de Combate às Perdas de Energia da Enel Goiás, explica que a prática de furto de energia é um crime previsto no Código Penal, e o consumidor que praticar o ato pode ser responsabilizado criminalmente com pena de um a oito anos de reclusão. Leonardo ainda lembra, que as pessoas que praticam esse crime também estão se colocando em perigo, em razão de não ter a habilidade técnica para manipulam a rede de energia, podendo causar graves acidentes.

Sendo assim, foram distribuídas 12 equipes de inspeção, montando uma força tarefa em parceria com as forças de segurança pública, com o fim de analisar possíveis medidores adulterados e desfazer ligações clandestinas que possivelmente sejam encontradas. Os bairros que receberão a força tarefa a partir de terça-feira até quinta-feira são: Estância Itaici I e II, Estância Itajá, Parque das Brisas, Jardim dos Turistas, Jardim Metodista e Setor Universitário. No dia (22), sexta-feira, a operação será realizada no bairro Estância Tamburi, a equipe da Enel vai analisar se existem ligações clandestinas, popularmente conhecido como "gato".

Em contraponto a fiscalização, a Enel Distribuição Goiás também leva o lado social para os moradores, ofertando vários tipos de serviços para a população local, como, troca gratuita de lâmpadas, loja de atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa. Os atendimentos serão disponibilizados pela companhia de terça a quinta-feira, na Feira Livre de Caldas Novas, e na sexta-feira, ao lado do Posto de Saúde da Família Dr. Roberto Bismark, sempre das 9h às 17h.

As ações da Enel Goiás no ano de 2021, fiscalizaram 214 mil unidades consumidoras, entre indústrias, comércios e residências que apresentam algum tipo de suspeitas de fraude. Entre os municípios que apresentaram maior nível de irregularidades, se destacaram as cidades de Caldas Novas, Rio Verde e Itumbiara. Representando 12% do volume total de fraudes identificadas no sistema de medição ou rede elétrica.

O objetivo do Programa Energia Legal, de acordo com Leonardo, é combater o furto de energia, estimulando os consumidores a exercerem seu papel fundamental na sociedade, alertando as autoridades de possíveis irregularidades.

Fonte: Enel Distribuição Goiás

Foto: Reprodução