A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, contou com o apoio do Sebrae Goiás e da prefeitura
Diretores, coordenadores, professores especializados em atendimento inclusivo, profissionais de apoio à inclusão e apoio à educação infantil estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório Ipê Roxo no Terminal Rodoviário de Caldas Novas para uma palestra sobre “Inclusão na Prática: Estratégias para o Atendimento de Estudantes”.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, contou com o apoio do Sebrae Goiás e da Prefeitura Municipal de Caldas Novas, e teve como objetivo fortalecer o debate sobre a educação inclusiva no município, além de capacitar os profissionais, principalmente de apoio, para lidar de forma mais eficiente e humanizada com os desafios do atendimento aos alunos neurodivergentes.
As psicólogas Adelayde Morais e Regilane Milhomem, que conduziram o encontro, primeiro explicaram sobre alguns transtornos do neurodesenvolvimento e suas diferentes formas de processar o mundo. “É aqui que vocês professores entram na jornada das crianças atípicas. Elas são desconectadas, mas querem estar inseridas e sofrem por não conseguirem. E vocês são essa ponte de comunicação”, garantiu Adelayde.
As profissionais explanaram sobre quais são as estratégias práticas voltadas ao cotidiano escolar, abordando temas como adaptação pedagógica, acolhimento, mediação de aprendizagem, trabalho colaborativo entre equipes e a importância do olhar individualizado para cada aluno. Além disso, como conduzir com a desregulação e a importância da previsibilidade, ou seja, antecipar esse fato. Avaliação, organização da rotina das crianças autistas e manejos também foram temas abordados. A palestra também reforçou o papel da escola como espaço de convivência, respeito às diferenças e garantia de direitos.
A palestra contou com o apoio dda Regional Sul do Sebrae Goiás, analilsta Camila Elias explicou que esses encontros ampliam conhecimentos, troca de experiências e fortalece práticas pedagógicas que respeitem a diversidade
Camila Elias, analista do Sebrae na regional Sul, disse que iniciativas como essa buscam promover uma educação mais inclusiva e acessível, e esse também é o papel do Sebrae. “Momentos como esse contribuem para ampliar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer práticas pedagógicas que respeitem a diversidade”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Vanessa Oliveira, destacou que novas ações formativas voltadas à inclusão devem ser realizadas ao longo do ano, reafirmando o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.
Fonte: Agência Entremeios Comunicação/Agência Sebrae de Notícias
Fotos: Tauana Schetini

