Governo de Goiás reajusta em 4,62% os salários da Educação pública estadual

Goiás / 272

Para os professores o aumento é retroativo a janeiro de 2024. O reajuste já foi incluído na folha de pagamentos do mês de maio   

Os novos professores aprovados no concurso, convocados e que, neste momento, se preparam para a nomeação e efetivo exercício na rede pública estadual de Educação receberão seu primeiro salário já reajustado em 4,62%. Assim como eles, todos os professores e servidores administrativos efetivos, além daqueles com contrato temporário, também terão os vencimentos do mês de maio já com os novos valores.

O reajuste assegura o cumprimento da data-base anual dos servidores públicos de Goiás. Para os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), os novos valores serão pagos a partir de 1º de maio para os servidores administrativos e retroativo a 1º de janeiro para os professores efetivos. O novo valor do salário daqueles em contrato temporário vale também a partir do mês de maio. 

O aumento salarial, que alcança os servidores públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, dos tribunais de contas dos municípios e do estado, reajusta, no caso dos órgãos do Executivo, os vencimentos também do pessoal inativo e pensionistas. O impacto do aumentos das folhas de pagamento supera R$ 619 milhões.

Novos valores na Educação

De autoria do governo estadual, a revisão salarial anual foi aprovada em duas etapas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 15/05. O percentual de reajuste, de 4,62 %, corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (Ipca) de 2023. 

Os professores do Quadro Permanente e do Quadro Transitório do Magistério da Seduc/GO, com carga horária de 40h semanais, terão o reajuste em seus vencimentos de 4,62% retroativo a 1º de janeiro de 2024. Nestas categorias estão 17.471 professores.

Para os servidores em contrato de nível superior por tempo determinado, com carga horária de 40h semanais, o novo salário, válido a partir de 1º de maio, é de R$ 4.624,78. Aqueles servidores neste mesmo tipo de contrato, mas que sejam de nível médio e ou que tenham carga horária inferior às 40h, receberão o vencimento proporcional. Estão contemplados 9.464 servidores.

Os servidores administrativos terão o reajuste de salário em 4,62%, com efeito a partir de 1º de maio de 2024. Nesta categoria, os profissionais em contrato temporário que já obtiveram reajuste de vencimento em 2024, não se enquadram na revisão salarial. Serão contemplados com o aumento salarial 17.281 servidores administrativos.

Fonte: Comunicação Setorial da Seduc/GO
Foto: Reprodução/Seduc/GO