Semana do MEI em Goiás terá ações em quase 80 municípios e cerca de 9,5 mil atendimentos previstos

Goiás / 371

Próxima edição do evento trará novas oportunidades e aprendizados para empreendedores de todas as regiões do estado

De 20 a 24 de maio acontece a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae Nacional simultaneamente em todos os estados do país. O evento, que está em sua 15ª edição, tem como objetivo orientar e capacitar os microempreendedores individuais para uma gestão mais eficiente dos seus negócios e incentivar a formalização de trabalhadores autônomos. Em Goiás, as ações acontecem em cerca de 80 municípios, nos Pontos de Atendimento do Sebrae e parceiros e Salas do Empreendedor, em ações de capacitações programadas, com a estimativa de 9,5 mil atendimentos durante os cinco dias.

A programação gratuita conta com cursos, oficinas, palestras, orientações e consultorias em diversas áreas de gestão, como marketing, finanças, planejamento, legislação e empreendedorismo. Além das ações presenciais, os microempreendedores poderão participar da Semana do Empreendedor On-line, coordenada pelo Sebrae Nacional, com a participação de palestrantes renomados.

“A Semana do MEI desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo no Brasil. Ela incentiva a formalização de trabalhadores autônomos e oferece capacitação e orientação para os empreendedores com conteúdo relevante para seus negócios. Ao estimular o empreendedorismo, o evento contribui para o desenvolvimento local”, analisa a gestora estadual do evento, Thalita Dias.

Além do fomento econômico e da capacitação, a semana também objetiva sensibilizar os trabalhadores autônomos sobre os benefícios da formalização com o MEI. Essa modalidade oferece simplicidade e facilidade de formalização, já que o processo de registro é simples e rápido. Basta acessar o Portal do Empreendedor, preencher os dados e obter o CNPJ. Não é necessário contador, e a burocracia é minorada.

Outra vantagem de ser MEI é a carga tributária reduzida. O empreendedor MEI paga um valor fixo mensal, que inclui impostos como INSS, ICMS e ISS. Essa carga tributária é menor em comparação com outros regimes. O acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade são essenciais para a proteção social e segurança financeira das famílias.

A emissão de notas fiscais eletrônicas, o acesso ao crédito específico para microempreendedores, serviços bancários com conta jurídica e a possibilidade de contratação de um funcionário com registro em carteira – respeitadas as regras específicas para a modalidade – também são garantias para os que se tornam MEI. Thalita lembra que a formalização também abre portas para parcerias comerciais e participação em licitações públicas. “Todas essas vantagens possibilitam o crescimento dos negócios, a geração de empregos e a movimentação da economia”, explica.

Goiás lidera no Centro-Oeste

De acordo com o governo federal, em todo o país estão registrados neste ano mais de 15,6 milhões de MEIs. O Centro-Oeste possui 1,32 milhão de microempreendedores individuais, dos quais 565.758 estão registrados em Goiás, o estado com maior número de MEIs da região (corresponde a 3,61% do total nacional), seguido pelo Mato Grosso (282.402), Distrito Federal (259.608) e Mato Grosso do Sul (217.934).

Dados da Receita Federal de maio/24 mostram que o total de empresas formalizadas ativas em Goiás é de 448.798, e a média de idade das empresas é de 3,3 anos. Já a faixa etária dos proprietários com maior número de MEIs formalizados vai de 26 a 40 anos. Só nos primeiros quatro meses do ano foram abertas 44.497 empresas. Os segmentos com maior número de empresas ativas são Moda e Confecção, Casa e Construção, Estética e Beleza e Serviços de Alimentação.

A cidades goianas com maior número de registros de microempreendedores individuais são Goiânia (126.942), Aparecida de Goiânia (40.680), Anápolis (28.290), Rio Verde (14.753), Valparaiso de Goiás (10.696), Luziânia (10.311) e Trindade (10.075).

Dos 880.856 registros de empresas MEI, microempresas e empresas de pequeno porte em Goiás, os MEIs representam 64,22%, o que reflete a importância desse regime tributário no estado. Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a Semana do MEI desempenha um papel vital na promoção do empreendedorismo e na capacitação dos microempreendedores individuais. “Com números expressivos em todo o país e em Goiás, o MEI se consolida como uma opção estratégica para quem busca iniciar ou expandir um negócio, e o Sebrae está preparado para atender a essa demanda”, ressalta o diretor.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Foto Sebrae