Governo de Goiás oferece 24 novos cursos de educação para profissionais de saúde em 2025

Saúde / 172

Escola de Saúde de Goiás já qualificou mais de 22 mil profissionais, e prevê outros 12 mil, até 2027, incluindo também capacitações de pessoas da comunidade em geral. Ao todo, serão mais de 50 cursos ofertados ao longo do ano

O Governo de Goiás oferece 24 novos cursos de educação em saúde para o ano de 2025, por meio da Escola de Saúde de Goiás (Sesg). Ao todo, serão mais de 50 cursos ofertados ao longo do ano. Desde 2012, a Sesg capacitou mais de 22 mil profissionais do SUS e da comunidade em geral. A meta é qualificar, em todo o Estado, 4 mil profissionais ao longo deste ano e alcançar 12 mil qualificações até 2027.

A instituição encerrou 2024 com 1.782 profissionais qualificados e agora irá ampliar a oferta de cursos em áreas de conhecimento estratégicas, como atenção à saúde, vigilância em saúde, gestão em saúde e metodologias e tecnologias educacionais em saúde. No ano passado, os cursos mais procurados foram a qualificação para o processo de doação de órgãos e tecidos na modalidade autoinstrucional, com 307 concluintes; o curso presencial para agentes comunitários de saúde, com 266 concluintes, e o básico de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, em formato educação a distância (EaD) com tutoria, envolvendo 160 concluintes.

Entre os cursos previstos para este ano, oito novos temas são da área de atenção à saúde, entre eles, o de Qualificação para Cuidadores da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e o Curso Técnico em Saúde Bucal, atendendo demanda do Ministério da Saúde (MS).

Outra ação da Sesg é o projeto Nós na Rede, iniciativa da Fiocruz Brasília para promover educação permanente de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, com foco no cuidado integral às pessoas em sofrimento mental. A Escola de Goiás também vai oferecer cursos específicos demandados por superintendência da SES-GO (Sutis, Suvisa e Spais) e pela própria Escola de Saúde.

As capacitações em vigilância em saúde abordarão temas essenciais para a atuação dos profissionais da área, como noções da NR32, que trata da segurança e saúde no trabalho, vigilância em saúde do trabalhador e um programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda serão ofertados cursos sobre violência sexual, hanseníase e notificação compulsória de doenças, agravos e eventos em saúde pública.

Gestores de saúde

Para gestores de saúde, estão previstas quatro especializações: gestão da qualidade e segurança na assistência em saúde, gestão e inovação em saúde, gestão de redes de saúde e gestão do cuidado em saúde com ênfase na atenção primária. E ainda capacitações voltadas para membros das 19 Comissões de Integração Ensino-Serviço (Cies) do Estado, auxiliares administrativos da saúde e servidores regionais de saúde, que terão acesso a uma trilha específica de qualificação.

Na área de metodologias e tecnologias educacionais em saúde, serão oferecidos cursos destinados a futuros docentes. Ao mesmo tempo, a plataforma Educa Saúde continuará disponibilizando 25 cursos em formato autoinstrucional, para profissionais do SUS e a comunidade em geral. Para a área de pesquisa em saúde, 12 cursos já estão em fase de análise para possível lançamento.

Fonte: Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg)
Foto: Gabriela Dutra