Goiás promove equidade na implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Educação

Educação / 671

Durante Encontro do Consed, promovido em Goiânia, estados da Região Centro-Oeste debateram estratégias e ações pedagógicas para melhorar e garantir a equidade e a qualidade da rede estadual de ensino

Para se adequar ao modelo do Novo Ensino Médio, lei 14.945/2024 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio da Educação Básica, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), têm estabelecido estratégias e aprimorado as ações pedagógicas na rede pública estadual.

Os dados foram apresentados durante o 1º Encontro da Região Centro-Oeste do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que foi promovido em Goiânia, nos dias 8 e 9 de agosto. Dividido em quatro salas temáticas, o encontro trouxe diversos assuntos sobre Gestão Pedagógica e as Tecnologias Educacionais. Entre eles, o “Novo Ensino Médio: Entre desafios e oportunidades, a gestão educacional em foco.”

Entre 2019 a 2024, o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, implementou itinerários formativos para as diferentes realidades. Segundo a gerente do Ensino Médio da Seduc/GO, Ábia Vargas, em Goiás, as mudanças na etapa serão mínimas e, dentro da implementação do Novo Ensino Médio, o Estado já garante a conexão dos currículos à formação dos estudantes da rede estadual de Educação, por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); as Eletivas e os Projetos de Vida.

Além disso, também foram desenvolvidos os Cursos com instituições parcerias, os Cursos Técnicos Profissionais (EPT), por meio da Educação Profissional e Técnica; e ampliado o Acesso à Tecnologia. A gerente do Ensino Médio também explicou, durante a apresentação na sala temática que a rede não vai precisar alterar a carga horária de aulas e, sim, a redistribuição.

A coleta de dados, a avaliação dos estudantes, o planejamento e a execução do plano de ação são estratégias estabelecidas na rede pública estadual de Educação de Goiás e que, além de contribuir com a implementação eficiente do Novo Ensino Médio, também promovem a equidade nas diferentes modalidades de ensino, que são ofertadas nas escolas goianas.

Novo Ensino Médio na Região Centro-Oeste

Na primeira mesa, foram discutidas as estratégias para a implementação do Novo Ensino Médio, os outros Estados da região Centro-Oeste relataram os avanços na Educação. Assim como em Goiás, as redes de ensino do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, também desenvolveram estratégias que se adequam ao Novo Ensino Médio. No Distrito Federal, por exemplo, a carga horária de aulas foi ampliada, além de ser ofertado obrigatoriamente o ensino nas línguas estrangeiras, Inglês e Espanhol.

Já no Estado do Mato Grosso do Sul, dentro dos itinerários formativos, são destinadas aulas específicas para a recomposição das aprendizagens, a partir do Núcleo de Integração e o Aprofundamento nas Trilhas de Aprendizagem. E na rede pública estadual do Mato Grosso, a priorização é a oferta do ensino técnico-profissionalizante em todas as unidades escolares.

Gestão Pedagógica e as Tecnologias Educacionais

A mesa temática também abordou a Educação de Tempo Integral, a Educação Profissional e Técnica (EPT) e a Educação Midiática, no qual cada Estado ficou responsável por apresentar as ações exitosas de acordo com o tema. Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Goiás, Alessandra Almeida, todas as discussões foram muito importantes e vão contribuir muito para Goiás, como também, Goiás irá colaborar com as outras quatro redes de ensino.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO)
Foto: Reprodução/Seduc/GO