Inscrições para cursos de aperfeiçoamento em Educação Especial vão até o dia 5 de agosto

Educação / 508

Professores regentes e gestores escolares das redes públicas goianas poderão participar dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Especial, ofertados pelo IF Goiano, em parceria com a Seduc/GO

Em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), divulga a abertura das inscrições para os cursos de aperfeiçoamento “Estudos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para Professores” e “Gestão Escolar Democrática para Escolas Inclusivas.” Os cursos estão previstos para começarem no segundo semestre de 2024, já no dia 28 de agosto.

Podem participar do processo de seleção professores regentes e gestores escolares das redes públicas de todo o estado. Os cursos são gratuitos e serão ofertados no formato on-line, sendo que os interessados deverão se inscrever até o dia 5 de agosto, pelo site do IF Goiano.  O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), ficará responsável pela certificação dos cursistas.

De acordo com a coordenadora do curso “Especialização em Educação Especial e Inclusiva” do IF Goiano, Laís Alice Oliveira, as formações vão tratar do entendimento teórico, políticas, história, conceitos e perspectivas de aprendizagem sobre as diversas deficiências. O principal objetivo é preparar, orientar e mobilizar os profissionais a se qualificarem com conhecimentos, habilidades e estratégias necessárias para a identificação e o atendimento às diversidades dos estudantes da Educação Especial.

Preparação para atuar na Educação Especial

“Quando se trata do atendimento ao estudante matriculado na modalidade da Educação Especial, vale ressaltar que a qualificação e a formação básica para desenvolver uma boa metodologia na sala de aula é fundamental”, explica o gerente de Educação Especial da Seduc/GO, Weberson de Oliveira. Segundo ele, por isso, o curso de aperfeiçoamento tanto dos professores, quanto dos gestores escolares, é tão importante.

De acordo com o gerente da Seduc/GO, os profissionais da rede pública estadual (em especial) precisam conhecer as diferentes formas de deficiência, os conceitos relacionados à Educação Especial, os aportes legais que garantem os direitos a estes estudantes e, principalmente, as metodologias adequadas para o trabalho em sala de aula. “Então, uma vez que eles não possuem capacitação para esta temática, a oferta da formação continuada é crucial para que ele desenvolva com maior efetividade tais metodologias,” destaca Weberson.

Ele também explicou que os cursos vão além do aspecto pedagógico, pois contribuem para a ampliação de conhecimentos acerca do aluno com deficiência, ajudando-o a reconhecer suas necessidades e, principalmente, as potencialidades de cada um. “Espera-se que as formações sejam o ponto de partida para o fortalecimento e a conscientização de toda a rede estadual sobre a importância da inclusão escolar,” pontuou o gerente. 

Fonte: Comunicação Setorial/Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO)
Arte: Instituto Federal Goiano