Maior jornal do estado destaca crescimento da economia goiana e a geração de empregos puxada pela indústria e pelo agronegócio
Maior veículo de Goiás, o Jornal O Popular destacou, em edição impressa desta terça-feira (17/10), o crescimento econômico registrado no estado em 30 meses consecutivos de resultados mensais positivos, sempre em comparação com igual período do ano anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgados pelo Banco Central.
O crescimento expressivo inicia em fevereiro de 2021, marcando um período de recuperação após desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
Conforme avaliação do Instituto Mauro Borges (IMB), houve, nesse período, um impacto significativo na geração de empregos e em outros indicadores socioeconômicos, uma vez que diversos fatores têm facilitado a contratação e reduzido burocracias.
"O estado de Goiás tem visto uma redução na extrema pobreza e um aumento na renda média, ultrapassando a média nacional, o que indica uma recuperação robusta da economia e do mercado de trabalho", reforça o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant'Anna Braga Filho.
Os setores do agronegócio e da indústria de alimentos desempenharam um papel fundamental na liderança do crescimento acima da média nacional. O Banco Central não antecipa estimativa para Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, mas prevê tendência de alta em Goiás.