Empretec em Caldas Novas aperfeiçoa perfil empreendedor dos participantes

Caldas Novas / 634

Seminário intensivo de formação proporcionou desenvolvimento de capacidades voltadas a uma gestão de excelência em micro e pequenos negócios

A Regional Sul do Sebrae Goiás, promoveu no último sábado (31/08), em Caldas Novas, o encerramento do Seminário Empretec. Foram seis dias de intensos desafios propostos aos 18 participantes, para melhorar o perfil empreendedor de cada um. O evento ocorre anualmente no mês de agosto.

Camila Elias Lopes, analista de atendimento do Sebrae de Caldas Novas, parabenizou os participantes com votos de sucesso. “Que consigam, de fato, colocar em prática tudo aquilo que aprenderam durante essa semana”, disse. Ela reconheceu a dedicação dos integrantes do grupo, em uma semana desafiadora de atividades para o melhoramento de suas habilidades. “Valeu a pena. Encerramos com chave de ouro. Todos estão encantados com o seminário. É muito gratificante ouvir deles o quanto o seminário agregou na vida de cada um”, comemorou.

Um grupo heterogêneo de participantes, com empresas nas áreas de indústria, comércio e serviços, mas com dores semelhantes e abertos e receptivos ao novo, se integraram rapidamente ao conceito do Empretec. “Eles se dispuseram a aprender e a se dedicar ao aprimoramento pessoal, ávidos por crescer”, afirmou o facilitador Joaquim Fernandes.

Joaquim Fernandes, facilitador, orientou os participantes e disse que empreendedores carecem de leitura e maior participação em eventos empresariais

Entretanto, uma das dificuldades identificadas no decorrer do seminário é o pouco tempo que os participantes dedicam à leitura e à participação em eventos empresariais. Outro ponto apontado por Joaquim é que na maioria das vezes o empreendedor é solitário. “Ele tem um sócio, mas só no papel, o que dificulta a tomada de decisões de forma mais consciente e consistente”, analisou. O Empretece traz o despertar para o que os participantes necessitam olhar dentro da empresa, rever modelo de negócios, planejamento de curto e médio prazos, além da importância de estabelecer metas e, principalmente, de monitorar resultados.

Por sua vez, o facilitador Maurício Keller ressaltou que o seminário não é voltado para ensinar aos participantes a aprenderem como abrir e gerenciar um negócio. “O foco é a autodescoberta do empreendedor”, explicou. Ao fazer uma analogia com uma academia de ginástica, Maurício disse que o Empretec possibilita conhecer quais os músculos estão fortes, aqueles em estado intermediário e os fracos.

Para participar, os interessados preenchem uma ficha de inscrição e depois passam por uma entrevista de 50 minutos, para verificar se é o momento certo de participarem do seminário. Quando iniciam a jornada de seis dias, recebem uma avaliação do próprio perfil com pontos fortes e fracos assinalados. “Durante a semana, são desafiados a melhorar o perfil, por meio de jogos e vivências de alta tensão. São desafiados a sair da zona de conforto”, explicou Maurício.

Entre os participantes de cidades como Caldas Novas, Morrinhos, Cristianópolis, Pires do Rio, Itumbiara e Porangatu, a avaliação é de que o aprendizado foi intenso. Rubens Carvalho de Lima, 35 anos, veio de Porangatu, no Norte Goiano, viajando cerca de 600 quilômetros só para participar do seminário, porque não conseguiu participar na cidade em que mora no mês de julho.

Rubens Carvalho de Lima viajou 600 quilômetros desde Porangatu só para ter a oportunidade de participar do seminário

Empreendedor do ramo gráfico há três anos, mas como experiência de dez na área em que atua, Rubens analisou que no Empretec, o processo reflexivo de autoanálise potencializou um planejamento de ações para o futuro. Para Rubens, o seminário representa a oportunidade de melhor conhecimento da forma como se comporta. “É um grande presente que o Empretec me deu. Saio daqui sabendo quais são meus comportamentos viciosos”, comemorou.

Márcia Mendes, 44, tem uma loja de perfumes para interiores, óleos essenciais e artigos de decoração em processo de expansão para a segunda unidade. Ela ressaltou o aprendizado que acumulou na semana do seminário. “Estou saindo daqui uma pessoa totalmente diferente do que quando entrei”, afirmou. No entendimento da empresária, o aprendizado é abrangente, não apenas para a área profissional, mas pessoal. “O Empretec nos ensina a ver o reflexo do nosso trabalho na empresa, o que faz pensar onde estamos errando e que conhecimento é essencial no ramo dos negócios”, sublinhou.

Além disso, Márcia ressaltou que o seminário ensina como lidar com pessoas e problemas do dia a dia no trabalho, com clientes, colaboradores e fornecedores. Por fim, ela elogiou a atuação dos facilitadores pela qualidade do trabalho oferecido. “Eles são muito capacitados e qualificados, porque realmente nos ensinam a colocar em prática o que aprendemos. Aqui não é só teoria, nos tiram da zona de conforto, vão além. Mostram que somos capazes de atingir os objetivos e metas na vida profissional e pessoal”, pontuou.

Já Brunno Santhiago, 33, afirmou que a participação no Empretec foi muito valiosa. “Poucas coisas me enchem os olhos como aconteceu aqui. É um investimento muito barato pelo conhecimento que adquiri”, ressaltou. Com tino empreendedor desde a infância, começou a trabalhar com o pai aos 11 anos em uma empresa de engenharia elétrica. Depois abriu uma empresa de materiais elétricos. Contudo, durante o seminário, percebeu a necessidade de deixar de “teimosia” e focar em outro projeto, que trata da fabricação de pias e tanques. “Aqui tomei a decisão correta”, disse. Para Brunno, o aprendizado adquirido no seminário é valioso para a vida. “É muito intenso. Tanto que vou colocar em prática na educação da minha filha, que nascerá em dezembro”, afirmou.

Empretec

O Empretec é um seminário para quem tem perfil empreendedor, identificar e desenvolver ainda mais as habilidades para alcançar seus objetivos, seja iniciando o próprio negócio ou oferecendo cada vez mais melhorias ao empreendimento que já possui. O programa é a principal iniciativa de formação de empreendedores em um seminário intensivo, realizado durante seis dias. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil há mais de 30 anos.

O Empretec permite aos participantes, o aprendizado sobre o perfil empreendedor de cada um, com base nas dez Características de Comportamento Empreendedor (CCE), que são: busca de oportunidade e iniciativa, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento, estabelecer metas, planejamento e monitoramento sistemático, busca de informações, persuasão e rede de contato, independência e autoconfiança.

Fonte: Agência Entremeios Comunicação 
Fotos Silvio Simões/Tauana Schetini