Eletrobras inicia modernização do Sistema da Usina Hidrelétrica de Corumbá 

Caldas Novas / 516

Investimento em tecnologia reforça controles e aumenta a confiabilidade da usina
 
A Eletrobras iniciou a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC) da Usina Hidrelétrica de Corumbá (GO). Localizada a 30 km do município de Caldas Novas, a UHE Corumbá é operada remotamente pela Usina de Itumbiara, a 160 km de distância, na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais. O SDSC é responsável pela supervisão e controle das unidades geradoras, serviços auxiliares, vertedouro e tomada d’água da usina. O investimento no sistema é da ordem de R$ 11,5 milhões.

“A modernização dos controles da Usina de Corumbá agrega confiabilidade a um ativo de grande importância para o Sistema Interligado Nacional e especificamente para o Distrito Federal e as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste”, diz o Gerente de Implantação de Geração Hidro, Pedro Moura de Macedo Jr. A UHE Corumbá tem potência instalada de 375 MW.

O escopo do trabalho inclui a substituição das Unidades de Aquisição e Controle (UACs) das Unidades Geradoras 01 a 03, que têm a função primária de coletar os estados e medidas dos equipamentos, permitindo o armazenamento e a análise, em tempo real, de todas as informações necessárias para operação de um sistema elétrico. Também serão substituídos as UACs do Sistema de Serviços Auxiliares e do vertedouro, além da atualização da lógica de Controle Conjunto de Potência e Tensão e expansão da Rede Operativa da usina.

Está prevista ainda a atualização do Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, o SAGE, incluindo base de dados, infraestrutura e telas. A intervenção possibilita que todas as informações e funcionalidades implementadas na modernização estejam disponíveis remotamente para o Polo de Acionamento, localizado na Sala de Controle da UHE Itumbiara (GO/MG).

Neste primeiro momento será realizado o descomissionamento, isto é, a desmontagem dos painéis existentes do sistema de supervisão. Os novos equipamentos a serem instalados atenderão aos requisitos de expansibilidade para, no futuro, permitir a implementação de funções adicionais, em virtude da possível modernização de outros sistemas.
Com a modernização, o SDSC tem sua vida útil prolongada por pelo menos mais 10 anos. A iniciativa foi autorizada pelo Plano de Modernização das instalações – PMI 2021-2024.
 
Sobre a UHE Corumbá

A Usina de Corumbá foi a primeira usina da Eletrobras Furnas a ser telecomandada. Seu SDSC foi projetado já com a premissa de que a operação seria feita remotamente a partir da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (GO/MG). A hidrelétrica está situada no rio Corumbá, no município de Caldas Novas/GO. Ela conta com três unidades geradoras dotadas de turbinas do tipo Francis, totalizando potência instalada de 375 MW. A geração teve início em junho de 1997.

Devido à sua localização privilegiada, a UHE Corumbá adiciona ganhos energéticos ao sistema interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste, sobretudo ao Distrito Federal. Sua integração à rede de transporte de energia é feita por meio das linhas de transmissão de 345 kV que saem de sua subestação e chegam às subestações de Itumbiara (79 km), anexa à UHE Itumbiara, e Brasília Sul (254 km), no Distrito Federal.