A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caldas Novas (SEDE), divulgou na manhã desta terça-feira (23), o lançamento das obras do Distrito Industrial de Caldas Novas. A solenidade de abertura das obras será realizada no dia 05 de setembro, às 9:00 horas da manhã, na GO-213, saída para Morrinhos
O Distrito Industrial é uma das bandeiras levantadas pelo prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra. Em vídeo divulgado nas redes socias, o prefeito disse que “estamos trabalhando com seriedade e parcerias para tornar o distrito industrial uma realidade. Parcerias entre a CODEGO, empresários, vereadores e entidades de classe vão permitir que a prefeitura coloque o polo industrial em funcionamento”, disse Kleber Marra.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caldas Novas, Cláudio Alvarenga, está acompanhando de perto todo processo para a instalação do Distrito Industrial de Caldas Novas. De acordo com o secretário, o local deverá em breve propiciar vinda de indústrias para o município e gerar centenas de novos empregos diretos e indiretos. Cláudio Alvarenga ainda revela que “estamos recebendo propostas de empresários e empreendedores. Empresários continuam procurando espaço para implantação de seus projetos”.
O projeto só foi possível sair do papel pelo esforço e emprenho da equipe do prefeito Kleber Marra. Cláudio Alvarenga, participou de várias reuniões com o Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (CODEGO), Renato de Castro e com o diretor técnico da Companhia, Fabiano Lopes, responsável pelos distritos industriais de todo o Estado de Goiás.
Entre umas das visitas, o presidente da CODEGO, juntamente com sua equipe técnica atendeu ao pedido do secretário, Claudio Alvarenga e do Deputado Estadual, Amauri Ribeiro, agendando uma visita técnica ao local do distrito industrial com o objetivo de preparar o projeto de lançamento oficial da infraestrutura do distrito, tornando o espaço propício para a chegada das tão sonhadas fabricas e industrias no nosso município.
Na reunião, Alvarenga ressaltou que um dos objetivos do governo do prefeito Kleber Marra é trazer as indústrias de transformação para nossa cidade, gerar mais empregos e renda para nossa gente, que tem sofrido muito com a perda de postos de trabalho. Na ocasião, o Deputado Estadual Amauri Ribeiro reforçou o pedido e apoio a Caldas Novas.
A CODEGO
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) foi criada pela Lei nº 19.064, de 14 de outubro de 2015, a partir da alteração da denominação social da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiás Industrial), criada pela Lei nº 7.766, de 20 de novembro de 1973, além dos ativos remanescentes da empresa Metais de Goiás S/A (Metago).
A Codego, empresa de economia mista sob controle acionário do Estado, jurisdicionada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), tem por objeto a promoção do desenvolvimento econômico mediante o desempenho de atividades de fomento para incremento da economia, geração de emprego e renda e preservação do meio ambiente, mediante incentivo, cabendo-lhe exercer as atribuições especificadas em seu estatuto social.
DISTRITOS INDUSTRIAIS
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) detém, ao todo, 54 áreas em todas as regiões de Goiás. Dessas, a empresa estatal administra 27 Distritos Industriais com ao menos uma empresa instalada em funcionamento em 23 municípios goianos.
A Companhia ainda é a responsável em projetar e implantar, direta ou indiretamente, novas áreas industriais e prestar assessoramento técnico ao governo estadual e aos municípios, nas soluções referentes à instalação de indústrias e suas implicações.
Além disso, tem competência para prestar assessoria técnica às empresas que pretendem se instalar nas áreas industriais sob sua administração, como projetos de viabilidade técnica, econômica e projetos de engenharia.
Com investimentos em Tecnologia da Informação e a implantação do Sistema de Informações Gerenciais, a Companhia oferece agilidade e segurança para os empresários interessados em investir nos Distritos Industriais.
O Governo de Goiás tem desenvolvido inúmeros esforços para o desenvolvimento industrial do Estado, trabalhando pela atração de investimentos sólidos e consistentes. Goiás tem crescido acima da média nacional, com geração de empregos, mais prestação de serviços e aumento das exportações. Entre as estratégias de desenvolvimento industrial, uma das principais ferramentas é a Codego.
EXEMPLOS DE INDÚSTRIAS QUE PODEM VIR PARA CALDAS NOVAS
- Alimentos;
- Automobilística;
- Construção;
- Farmacêutica;
- Couros;
- Gestão de Resíduos;
- Madeira;
- Máquinas e Equipamento;
- Material Plástico;
- Metal;
- Minerais Não Metálicos;
- Moveleira;
- Papel;
- Químico;
- Têxtil.