O menino João Felipe Rodrigues, de oito anos, recebeu um incentivo para facilitar sua aprendizagem na escola. O garoto que sofre de surdez profunda está aprendendo Libras na escola onde estuda.
Colegas de João Felipe estão aprendendo junto com ele a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma escola municipal de Caldas Novas, na região sul de Goiás. O menino de oito anos não pode ouvir qualquer tipo de som, e é acompanhado por uma interprete durante todo o período.
Professores e colegas de João estão aprendendo a linguagem de sinais para facilitar na comunicação com a criança. João Felipe Rodrigues é o único aluno com problema auditivo na escola, porém, esse problema não tem sido um empecilho para sua comunicação com seus colegas e professores.
Toda a sala de aula foi adaptada, objetivando o acesso fácil e simples ao conteúdo. Durante a aula, os estudantes aprendem o nome das cores, frutas, alfabeto e até canções usando a linguagem de sinais.
A psicóloga Carina Couto, mãe do João, relata que no primeiro momento teve dificuldades em encontrar uma escola que atendesse seu filho de forma inclusiva. “No começo, a gente teve muita dificuldade para achar um profissional. Eu fui trabalhando com ele em casa, alfabetizando ele em Libras em casa”, disse a mãe.
A professora de Libras do João, Iasnaia Poliana Costa afirma que, é muito importante que toda a sociedade esteja incluída nesse processo de aprendizagem. “O aluno surdo quando é inserido na sala de aula é obrigação do professor inserir a turma no contexto dele. O João está sendo preparado para a vida e ele não pode ser preparado para a vida sozinho”, contou a intérprete.
A professora Isabel Cristina Santana de Araújo, docente há mais de 20 anos, diz que está aprendendo a linguagem para garantir que suas aulas sejam cada vez mais inclusivas. “Além dessa nova língua, eu estou aprendendo realmente o que é inclusão. A presença do João nos traz muitas coisas boas”, disse.
Micaelly Victoria, de 7 anos, coleguinha de classe de João, diz estar gostando de aprender uma nova linguagem e poder se comunicar normalmente com o João na língua dele. “Eu gosto muito de aprender libras, falar com o João, brincar com ele”, disse.
A aluna Yasmin Andrade, de 7 anos, diz estar gostando muito de aprender a ligua para poder ensinar outras. “Ensinar Libras para os meus irmãos, para os meus amigos, é bom aprender Libras”, disse Yasmin.