Apenas 14 municípios goianos vão vacinar mais de mil pessoas neste primeiro momento
Apenas 14 municípios goianos receberam doses da vacina Coronavac suficientes para atender mais de mil pessoas, sendo todas entre as 15 maiores do Estado. De fora desta lista ficou apenas Novo Gama, com volume suficiente para ser aplicado em 390 pessoas. Na divisão das vacinas feitas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goias (SES-GO), a qual O POPULAR teve acesso, 160 municípios vão ter doses para menos de 100 pessoas nesta primeira remessa da Coronavac, feita após aprovação da mesma pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17).
A distribuição por municípios não segue critérios populacionais, mas uma estimativa em relação ao número de idosos e portadores de deficiência abrigados em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes com Covid-19 e, nas cidades onde houver, índios que vivam em aldeias. De acordo com a SES-GO, a quantidade entregue pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18) ?? 183 mil doses ?? dá apenas para esse grupo específico.
Na manhã desta terça-feira (19), a SES-GO reforçou que só encaminhou aos municípios a vacina em quantidade para aplicação da primeira dose e que a para a segunda será enviada daqui a 4 semanas. O material está armazenado na central estadual da rede de frios. A decisão de mandar só a metade é para evitar que algumas prefeituras não guardem material para a segunda aplicação. A eficácia da Coronavac está diretamente relacionada às duas doses.
A explicação da SES-GO se deve ao fato de algumas secretarias municipais terem se confundido e acreditado que estavam recebendo já todo material. Goiânia, que recebeu 30 mil doses, estava se planejando para vacinar 15 mil, metade do que poderia realmente. Hoje pela manhã, a SMS da capital se corrigiu.
Se não houver nenhuma perda na aplicação das doses, 138 cidades vão conseguir imunizar mais de 1% da população, sendo que nesta lista se destacam São Luiz dos Montes Belos (6,5%), São João d??Aliança (5,9%) e São Miguel do Araguaia (4,6%). Goiânia receberá doses para 1,9% da população, enquanto Anápolis e Aparecida, respectivamente, terão quantidade suficiente para 1,5% e 1,2%.
A SES-GO explicou que a intenção desta primeira remessa de doses é reduzir o número de óbitos imunizando o púbico considerado de maior risco de contaminação e que não haverá impacto da disseminação do coronavírus no Estado. O impacto no número de casos só deve ocorrer quando as remessas se tornarem mais volumosas e frequentes, o que não há perspectiva ainda para se tornar realidade.
Oito cidades vão receber doses para vacinar apenas 20 pessoas, todas com menos de 10 mil habitantes. Das cidades com mais de 10 mil, apenas São João da Paraúna (14 mil) recebeu doses para menos de 50 pessoas.
Veja a lista das cidades goianas com a quantidade de doses já encaminhadas para a primeira dose: