Tarifas bancárias: Procon aponta variação de até 450% em serviços oferecidos

Goiás / 222

Coleta foi realizada dos dias 17 a 21 de março. Técnicos do Procon Goiás estiveram em oito bancos e três cooperativas no município de Goiânia 

Pesquisa do Procon Goiás mostra variação de até 450% em valores cobrados dos clientes em tarifas bancárias. Na tarifa de “transferência entre contas na própria instituição” comparando cooperativas bancárias de Goiânia, o valor varia de R$ 2 a R$ 11. Na comparação entre os bancos tradicionais, a maior variação encontrada foi de 400% no serviço “saque de conta de depósito à vista e de poupança”, com valores entre R$ 3 e R$ 15.

Foram levantados 28 tipos de tarifas bancárias consideradas prioritárias, em diferentes canais, e sete tarifas cobradas em cartão de crédito. A coleta foi realizada dos dias 17 a 21 de março. Os técnicos do Procon Goiás estiveram em oito bancos e três cooperativas no município de Goiânia.

Os valores coletados pelo Procon Goiás referem-se aos preços máximos praticados por cada banco.

São preços cobrados quando o consumidor excede a quantidade de eventos disponíveis em seu pacote de serviço contratado junto ao banco, ou quando extrapola a quantidade de eventos gratuitos, considerados “serviços essenciais”.

Tarifas bancárias – outras variações em bancos

Transferência entre contas na instituição – variação de 384,21%

- Menor preço: R$ 1,90
- Maior Preço: R$ 9,20

Fornecimento de 2ª via cartão de crédito – variação de 216,46%

- Menor preço: R$ 7,90
- Maior preço: R$ 25

Anuidade cartão nacional – variação de 170%

- Menor preço: R$ 7
- Maior preço: R$ 18,90

Variações em cooperativas bancárias

Emissão de 2ª via de cartão conta poupança – variação de 433,33%

- Menor preço: R$ 6
- Maior preço: R$ 32

Anuidade cartão básico internacional – variação de 427,78%

- Menor preço: R$ 180
- Maior preço: R$ 950

Fornecimento de 2ª via cartão de débito – variação de 357,14%

Menor preço: R$ 7
Maior preço: R$ 32

Direito ao custo zero na manutenção da conta corrente

Quando o consumidor abre uma conta corrente, o banco deve previamente informar sobre os serviços essenciais (gratuitos), estabelecidos por meio de Resolução do Banco Central, e informar ao cliente que a contratação de um pacote de serviço é opcional.

No entanto, o que acontece, na maioria dos casos, é o consumidor contratar serviços acreditando que tratam-se de taxas compulsórias.

Dependendo da movimentação mensal, os serviços essenciais podem satisfazer a necessidade do consumidor, não sendo necessária a contratação ou manutenção do pacote de serviço oferecido pelos bancos.

Pacote de serviços essenciais gratuitos

Nesse pacote de serviços essenciais gratuitos estão incluídos serviços como:

- oferecimento de um cartão com função débito,
- até 4 saques por mês,
- duas transferências por mês entre contas da mesma instituição,
- até dois extratos contendo a movimentação dos últimos 30 dias,
- fornecimento de 10 folhas de cheque por mês
- e prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos.

Orientações

Um dos principais pilares da defesa do consumidor é o direito à informação. Os bancos devem fornecer aos clientes informações claras e transparentes sobre produtos e serviços, sem omitir detalhes importantes ou utilizar linguagem técnica excessivamente complexa, que dificulta a compreensão do cliente.

O pacote básico de cada banco possui variações entre as instituições pesquisadas, no que se refere à quantidade de eventos incluídos no pacote.

O Procon Goiás alerta que cabe ao cliente pesquisar e verificar quais os tipos de serviços ele normalmente costuma utilizar e qual sua real necessidade de um pacote mensal.

O Procon Goiás orienta que os consumidores olhem os extratos bancários com frequência. Isso é importante para identificar gastos desnecessários ou cobrança de taxas de serviços que não foram solicitados.

Vale destacar que os bancos não podem condicionar a contratação de um serviço à aquisição de outro produto pelo consumidor.

Por exemplo, se o consumidor quiser contratar um empréstimo, ele não pode ser obrigado a contratar um seguro ou um título de capitalização como condição.

Acesse aqui o relatório técnico da pesquisa: 
https://goias.gov.br/procon/wp-content/uploads/sites/19/2025/03/Relatorio-Tarifa-Bancaria-2025-OFICIAL.pdf

Acesse aqui a planilha da pesquisa: 
https://goias.gov.br/procon/wp-content/uploads/sites/19/2025/03/PLANILHAS-BANCOS-E-COOPERATIVAS.pdf

Fonte: Procon Goiás - Governo de Goiás
Foto: Procon-GO