Sindicato dos Professores do DF realizam a 35ª turma do curso de formação sindical, em Caldas Novas

Caldas Novas / 227

O curso é uma parceria entre o Sinpro-DF e a Escola da CUT da Região Centro-Oeste (ECOCUT) e visa a proporcionar a continuidade da formação sindical.

O Sinpro-DF realizou, entre os dias 28 e 31 de outubro, a 35ª turma do curso de formação sindical para aposentados(as) sindicalizados(as), em Caldas Novas, Goiás. Cerca de 50 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) filiados(as) à entidade participaram da atividade, considerada um sucesso tanto pelos(as) participantes quanto pela diretoria do sindicato. 

O evento teve o objetivo de aprofundar o envolvimento dos(as) aposentados(as) da categoria no movimento sindical, mantendo-os(as) informados(as) sobre questões políticas e sociais, além de proporcionar um ambiente de lazer e convivência.

O curso é uma parceria entre o Sinpro-DF e a Escola da CUT da Região Centro-Oeste (ECOCUT) e visa a proporcionar a continuidade da formação sindical. Para muitos(as), essa foi a oportunidade de participar de um curso que não haviam conseguido realizar enquanto estavam na ativa. A proposta é promover aprendizado, fortalecer os laços de solidariedade entre os(as) participantes incentivados a se manterem ativos no movimento sindical e social.

Elineide Rodrigues, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados, destacou a importância do curso, ressaltando que a combinação de estudos e momentos de lazer em Caldas Novas contribui para o sucesso da iniciativa. 

“A cidade, com suas águas termais, oferece um ambiente de bem-estar para os aposentados(as), que, muitas vezes, estão na faixa etária acima de 50 anos. Além de aprenderem, eles e elas também se divertem, fazem novas amizades e renovam os laços com o movimento sindical”, afirmou.

Durante a primeira etapa do curso, os participantes debateram temas relevantes, como o contexto político atual no Distrito Federal, no Brasil e no mundo. A discussão sobre a mulher trabalhadora aposentada foi um dos pontos centrais. 

Elineide enfatizou como a participação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho se transformou ao longo dos anos, desafiando as estruturas patriarcais e garantindo o espaço da mulher no mercado de trabalho, na aposentadoria e em movimentos sociais. A reflexão gerada durante os debates trouxe uma energia positiva para todos(as) os(as) presentes, que se sentiram empoderados para continuar sua jornada de participação política.

A segunda etapa do curso está prevista para o primeiro semestre de 2025, quando outros(as) aposentados(as) que não puderam participar da primeira fase terão a oportunidade de se aprofundar no conteúdo. 

O curso é realizado anualmente, sendo a primeira etapa realizada no segundo semestre, geralmente, entre outubro e novembro; e, a segunda, no primeiro semestre do ano seguinte. A pré-inscrição para participar da atividade deve ser feita na Secretaria de Aposentados do Sinpro, com a funcionária Elieuza, para que os interessados possam garantir sua vaga.

Além das palestras e debates, o Sinpro-DF disponibiliza o transporte para os(as) participantes, que são acompanhados(as) por diretores(as) do sindicato e da Secretaria para Assuntos de Aposentados. No fim do curso, os(as) participantes recebem um certificado de conclusão, emitido pela Escola da CUT e pela Secretaria de Formação do Sinpro. 

Este curso é uma oportunidade valiosa para os(as) aposentados(as) se manterem atualizados(as) sobre temas importantes e continuarem a contribuir para o fortalecimento do movimento sindical, mostrando que a luta não tem prazo de aposentadoria.

Fonte: Sindicato dos Professores no DF (SINPRO-DF)
Foto: Reprução/SINPRO-DF