Semad alerta para forte onda de calor em Goiás até o próximo sábado (25)

Caldas Novas / 507

Caldas Novas registra nesta quinta-feira (24/8), máxima de 37 e mínima de 22 graus, umidade do ar com máxima de 50% e mínima de 15%

Goiás enfrentará uma forte onda de calor até o próximo sábado (25), em razão do ar quente que está vindo da região Norte do País. O prognóstico é do Centro de Informações Metereológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A expectativa é a de que termômetros registrem as temperaturas mais altas de 2023 em território goiano nesses dias.  

Nas regiões Norte e Oeste do estado, o calor pode chegar a 42º C. A previsão para Goiânia é de 34º a 35ºC. Em paralelo, a umidade relativa do ar deve cair a patamares mínimos em Goiás, de até 14%. "O cenário é de alerta. Não só para cuidados com a saúde, mas para prevenção contra incêndios, que se alastram mais rápido com o tempo seco e altas temperaturas", afirma André Amorim, gerente da Semad.

Para quinta-feira (24), a previsão para a região sul pode chegar a 40º C. Caldas Novas é de máxima de 37 e mínima de 22 graus, umidade do ar com máxima de 50% e mínima de 15%. INMET publica aviso de risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Tipo: Baixa Umidade (Perigo)

Em Porangatu e Aragarças, 35º em Jataí, Goianésia, Rubiataba, Iporá, Flores e Rio Verde, 33ºC em Luziânia, Ipameri e Catalão, 34ºC em Goiânia, Itumbiara, Ceres e Santa Helena. A umidade do ar pode cair para 16% nas regiões oeste, norte e leste. Nas outras, a tendência é de que fique pelo menos em 18%. 

Frente fria

O alívio no calor provavelmente virá a partir do domingo, com a aproximação de uma frente fria que vem do oceano Atlântico e subirá por Minas Gerais. Existe a possibilidade de chuva nas regiões centro e norte de Goiás entre os dias 27 e 30 de agosto. 

Embora seja improvável que a frente fria resulte em chuva para Goiânia, a tendência é a de que ela pelo menos amenize o calor na capital.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - (SEMAD) 
Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás
Foto: Reprodução/Instituto Nacional de Meteorologia - (INMET