Prefeitura negocia com servidores reajuste de data-base, após reivindicação do Sindicaldas

Política Local / 1015

Após a mobilização dos servidores, o prefeito de Caldas Novas propôs o diálogo com as categorias, onde foi apresentado uma proposta de reajuste da data-base, incluindo a reposição do mês de fevereiro, entenda

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Caldas Novas (Sindicaldas), veio à público por meio de uma nota divulgada em suas redes sociais nesta última quinta-feira (2), convocando uma paralisação temporária dos servidores públicos municipais para manifestarem seus direitos na porta da prefeitura municipal de Caldas Novas.

A concentração dos servidores havia sido marcada para ocorrer na data de 06 de março, às 7h, em frente a prefeitura municipal. De acordo com o sindicado, a concentração afetará o funcionamento de Escolas, CMEIS, Secretaria de Saúde e demais órgãos públicos municipais.

Em nota, o sindicato afirma que buscou negociar com a atual gestão algumas propostas, onde o professor recebesse ao menos a data-base desse mês de março, e que o restante fosse parcelado. Mas não houve nenhuma proposta para o piso salarial dos professores. “Tentamos ainda requerer o não parcelamento da data-base, mas não foi aceita nenhum contraproposta por parte do Secretário Rodrigo César Brum Pereira”.

O sindicato ainda afirma, que “o prefeito Kleber Marra desmarcou uma reunião e não recebeu o Sindicaldas. E só informalmente propôs o parcelamento do piso em três vezes e a complementação do salário-mínimo”.

A nota segue informando que os servidores da Ação Urbana aceitaram a proposta de parcelamento e da recomposição do salário-mínimo, juntamente com os motoristas da Educação. Ao contrário dos servidores da Saúde e os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que rejeitaram a proposta de parcelamento. “Diante do impasse, ficou decidido por uma mobilização na porta da prefeitura, segunda-feira, a partir das 7h.”

A prefeitura municipal de Caldas Novas também emitiu uma nota esclarecendo sobre as reivindicações dos servidores do Município.

Segue nota abaixo:

“A nossa gestão sempre foi pautada pelo diálogo e pelo respeito, por isso, recebi hoje em nosso gabinete, servidores públicos municipais de carreira e de várias categorias.

Em uma conversa muito boa e amigável, chegamos a uma proposta de apresentação da data-base de 5,77%, que será pago em 3 vezes, incluindo a reposição de fevereiro.

A proposta foi aprovada pelos servidores e será enviada à Câmara Municipal, em regime de urgência.

Outra injustiça histórica que foi apresentada e que será corrigida, após aprovação do projeto, é a atualização real do salário-base das categorias dos meus amigos garis, serviços-gerais, pintores, jardineiros e afins, que em gestões anteriores, ganhavam menos que 1 salário mínimo. Teve pai de família que após longos 30 dias de trabalho, ganhava apenas R$ 800.

É desumano o que faziam, e agora, com a aprovação deste projeto, o salário-base destes trabalhadores será reajustado de acordo com o salário mínimo nacional.

Meus amigos, pegamos uma cidade totalmente deteriorada, endividada e com o nome sujo, não paramos de trabalhar e de procurar solucionar os problemas herdados.

No entanto, estamos reconstruindo Caldas Novas em todas as áreas e fazendo o planejamento dessa cidade maravilhosa para os próximos anos, com muita responsabilidade e compromisso com você, cidadão.

E sigo confiante, esperando um posicionamento do Governo Federal, para que seja solucionado também, a questão dos nossos magistérios, os professores”, concluiu o Prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Secom
Foto: Reprodução Secom