Prefeitura de Caldas Novas realiza o maior mutirão de castração animal da história 

Política Local / 443

Desde 2021, a Rede Municipal de Proteção Animal promove, entre outras atividades, ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 4 mil cães e gatos já foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita

O Governo de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMMARH, realiza de 03 a 07 de junho, mais um mutirão de castração animal (cães e gatos. A expectativa do programa é de castrar, somente nesta semana, 200 animais por dia, atingindo assim, nesta etapa, mil procedimentos. 

O secretário Sergio Gustavo destaca, que a política de proteção e bem-estar animal é uma das prioridades do governo do prefeito Kleber Marra. “A castração de cães e gatos está inserida nesse contexto de bem-estar animal, além disso, é uma questão de saúde pública que auxilia o controle populacional dos animais. Estamos todos muito felizes com o alcance social e o impacto positivo que esse projeto tem gerado de diversas formas, especialmente na saúde pública, atuando na prevenção de doenças. Enfim, a castração animal, sem dúvidas, é um ato de amor”, frisou.

A castração é disponibilizada para animais maiores de seis meses, que devem permanecer em jejum de 6 a 8 horas antes do horário agendado. O animal receberá anestesia para a cirurgia, por isso, é importante que esteja em bom estado de saúde. 

O castramóvel encontra-se na sede da SEMMARH, que fica na rua C-12, no Itanhangá I, próximo ao Sindicaldas. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem se dirigir ao local para realizar a inscrição do seu animal. 

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Caldas Novas
Foto: Reprodução/Secom