Prefeita e presidente da Câmara de Rio Quente manifestam apoio ao projeto de concessão do Pescan

Rio Quente / 575

Audiência pública aconteceu nesta última segunda-feira (14/08), na Câmara de Vereadores do município, e contou com presenças de representantes da sociedade civil, empresários locais e lideranças políticas

A prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima de Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Wellinton Antônio, manifestaram apoio ao projeto de concessão do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), durante audiência pública que ocorreu na manhã desta última segunda-feira (14/08), na sede da Câmara Municipal.

“Nós somos parceiros da Semad nesse processo e entendemos que a concessão será extremamente favorável para a cidade”, disse a prefeita Ana Paula de Oliveira. “Nós temos esse potencial de ecoturismo que precisa ser trabalhado de maneira sensata, e com a atenção que merece.”

O presidente da Câmara Municipal de Rio Quente, Wellinton Antônio, entende ser de “suma importância” o diálogo com o cidadão e endossou a ideia de união de forças com Caldas Novas, município vizinho, para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. “Hoje, com certeza saímos com mais esclarecimentos sobre o projeto de concessão e acreditamos na valorização do turismo para ampliar os ganhos da cidade”.

Oportunidades de mercado

A gerente de Estruturação de Projetos do BNDES, Letícia Magno, fez a apresentação dos estudos feitos pela instituição para dar apoio ao projeto de concessão do Pescan. Além dela, o chefe do Departamento de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Socioambiental do BNDES, Robson Oliveira, explicou as possibilidades que a concessão trazem ao parque estadual. “O Pescan oferece muitas possibilidades para turismo e é bem localizado para acesso”, disse Oliveira.

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Regularização Ambiental da Semad, Mariana Moura, afirmou que a concessão é uma oportunidade de aliar as expertises da pasta estadual, que estão voltadas para a preservação, pesquisa, educação ambiental e fiscalização, com especialistas em turismo do mercado privado. “Ainda assim, a gestão do parque permanecerá sob responsabilidade da Semad.”

Consulta pública

A Semad abriu consulta pública para aprimorar o processo de concessão dos serviços turísticos do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. O prazo para envio do formulário, disponibilizado no site oficial da pasta (www.meioambiente.go.gov.br), será encerrado no dia 18 de agosto. A consulta foi aberta em 18 de julho. 

Nesta última terça-feira (15/08), nova audiência pública será realizada pela Semad, no auditório do Pescan, para ouvir a população de Caldas Novas sobre o projeto. A reunião começa às 15h e contará com participação de representantes do BNDES, da gestão local e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás
Foto: Semad