Goiás Turismo marca presença em duas principais feiras europeias, em Berlim e em Lisboa, durante o mês de março, concluindo a sua participação neste primeiro trimestre, em eventos internacionais junto à Embratur
Uma equipe da Goiás Turismo formada pelo gerente de Marketing, Alexandre Resende, e pela gerente de Projetos de Fomento ao Empreendedorismo e Atração de Investimentos, Alexandrina Alves, está em solo europeu para apresentar o potencial turístico do Estado, em dois grandes eventos internacionais que acontecem neste mês de março – A ITB Berlim, que vai de 4 a 6; e a BTL Lisboa, de 12 a 16.
Com isso, a autarquia conclui uma série de quatro viagens internacionais promovidas pela Embratur, para integrar o Estande Brasil, junto a outros representantes nacionais do trade que venceram o processo de seleção promovido pelo órgão federal de promoção turística. Antes dessa incursão pela europa, a Goiás Turismo esteve representando Goiás em feiras em Madri (Espanha) e em Bogotá (Colômbia).
“Iniciamos essa semana a nossa participação nas feiras europeias, pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a Embratur. Para nós é uma grande oportunidade de levar ao conhecimento do público europeu, ávido pelo turismo de aventura e pelo ecoturismo, as opções maravilhosas que temos em nosso Estado”, avalia o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
A ITB Berlim é considerada a maior feira Business to Business (B2B) do turismo mundial. Além da edição europeia, ela possui versões na Ásia, China, Índia e este ano, anunciou a versão nas Américas, a partir de 2026, sendo o México o primeiro país a recebê-la. Já a BTL Lisboa chega esse ano à sua 35ª edição, consolidada com a maior feira do trade na península ibérica.
Este é o segundo ano que a Goiás Turismo marca presença em ambas as feiras e aproveita a oportunidade para divulgar o potencial turístico goiano melhor adaptado para receber o turista internacional, especificamente o público europeu que prioriza o contato com a natureza, em climas quentes para fugir do frio do hemisfério Norte.
Conforme explica o gerente de Marketing da Goiás Turismo, Alexandre Resende, os roteiros apresentados esse ano têm como ponto de partida o Aeroporto Internacional de Brasília, principal porta de entrada dos europeus em solo goiano. “Muito disso se deve aos voos diários oferecidos pela TAP ligando Brasília a Lisboa. E a partir de julho, a Ibéria que também passa a operar voos diretos ligando a Europa a Brasília”, explica Alexandre Resende.
Com isso, a Goiás Turismo levou para a Europa orientações sobre a Chapada dos Veadeiros e Terra Ronca, com seus atrativos naturais e de ecoturismo; o Parque Nacional das Emas que está chamando a atenção de turistas europeus interessados em observação de pássaros (Bird Watching); as Águas Quentes com seus parques aquáticos que integram a maior estância hidrotermal do mundo; e a enogastronomia associada à cultura presente nas cidades históricas da Rota dos Pireneus.
Tanto a ITB Berlim quanto a BTL Lisboa tem expectativa de atrair milhares de visitantes e expositores, contribuindo para a ampliação de valioso networking e de plataforma de negócios para os participantes, além de uma oportunidade valiosa para a promoção dos destinos a um público ávido por novas rotas.
Fonte: Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Fotos: Reprodução/Goiás Turismo