Polícia Militar de Goiás realiza formatura do 3º Curso de Negociador Policial do BOPE

Segurança Pública / 473

Participaram da capacitação 11 operadores do BOPE, uma policial feminina e 19 policiais de Comandos Regionais 

Em solenidade realizada nesta manhã de terça-feira (28/1), nas dependências do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), 31 policiais militares foram diplomados após concluírem o 3º Curso de Negociador Policial.

Com carga horária de 150 horas-aula, distribuídas em três semanas intensivas, a formação capacitou os participantes para atuarem em situações de crise, como sequestros, reféns e outros incidentes que exijam alta habilidade de negociação. O curso contou com a participação de 11 operadores do BOPE, uma policial feminina e 19 policiais de Comandos Regionais do interior goiano.

A formação contou com instruções teóricas e práticas ministradas por profissionais da Companhia de Negociadores do GATE da PM de São Paulo, do BOPE do Distrito Federal e do BOPE da Polícia Militar de Goiás, reforçando a excelência técnica para gestão de crises. Essa troca de experiências garantiu um alto nível técnico e atualização constante das técnicas de negociação.

“Hoje, é um dia de alegria para a Polícia Militar de Goiás, estamos formando, após um período de 10 anos sem curso de negociação, 31 novos negociadores policiais. Essa formação conseguiu atingir 15 Comandos Regionais, uma oxigenação que possibilitará dentro dos respectivos regionais uma melhor resposta em crises envolvendo reféns e pessoas armadas com propósito suicida”, destacou o Comandante do BOPE, Tenente Coronel Ricardo.

Estiveram presentes na solenidade o Coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior, Chefe do Estado-Maior Estratégico da PMGO; Coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior, Superintendente de Inteligência da SSP-GO; Coronel Daniel Pires Aleixo, Comandante da Academia da Polícia Militar; Coronel Leonardo Rezende Reis, Comandante de Operações do Cerrado; Coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, Comandante de Policiamento da Capital; Coronel Alexandre Saliba Sales, Comandante de Missões Especiais; Tenente-Coronel Ricardo Viana Aguiar, Comandante do BOPE, dentre outras autoridades.

A Polícia Militar de Goiás reafirma seu compromisso com a constante capacitação de seus profissionais e investe cada vez mais em cursos especializados para garantir a segurança da população. A formação de novos negociadores é fundamental para fortalecer as equipes e aprimorar a resposta a ocorrências complexas.

BOPE

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) é uma unidade de elite da Polícia Militar de Goiás, responsável por ações de alto risco, como resgates, escoltas e operações especiais. A unidade possui um histórico de excelência em suas operações e atua de forma estratégica para garantir a segurança dos goianos.

Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás
Fotos: PM5