Nova modalidade do Banco Central promete reduzir inadimplência e melhorar processo de pagamentos e recebimentos para micro e pequenos empreendedores
Os pequenos negócios ganham uma nova ferramenta para pagamentos frequentes. É que nesta segunda-feira (16), o Banco Central oficializou o lançamento do pix automático, que permite a realização de cobranças recorrentes sem necessidade de ação manual do pagador. A novidade já estava disponível em algumas instituições financeiras, mas agora passa a ser adotada por todos os bancos do país. A principal vantagem do pix automático é a eliminação da burocracia associada ao débito automático tradicional. Com ele, empresas podem programar cobranças de mensalidades, assinaturas e contas de consumo. Isso garante que os pagamentos sejam feitos automaticamente na data estipulada.
Para os pequenos negócios, a nova modalidade representa um avanço significativo. Microempreendedores e autônomos poderão reduzir a inadimplência, já que os pagamentos serão realizados sem depender da ação do cliente. O pix automático não exige convênios específicos entre bancos e empresas, o que torna o processo mais acessível para quem não tem estrutura financeira robusta. Outro benefício é a liquidação instantânea dos valores, característica já presente no pix convencional. Isso significa que os recursos caem na conta da empresa imediatamente após a transação, e o processo melhora o fluxo de caixa e permite um planejamento financeiro mais eficiente.
De acordo com o analista Almir Ferraz, da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, em Aparecida de Goiânia, essa automatização reduz a inadimplência, otimiza o tempo do empreendedor, melhora a gestão financeira, pode ser um atrativo para o consumidor, já que é prático e coloca os pequenos negócios em pé de igualdade com grandes empresas que que já utilizam sistemas de débito automático. “O pix automático pode aumentar a competitividade das pequenas empresas no mercado e um diferencial importante para atrair e reter clientes”, explica.
Mas o analista alerta que, para aderir ao pix automático, alguns cuidados que precisam serem tomados. Almir ressalta que os pequenos negócios precisarão se informar junto às suas instituições financeiras sobre os procedimentos específicos para a ativação do serviço. “É fundamental que, ao configurar o débito automático, a empresa forneça todas as informações claras e transparentes ao cliente, incluindo o valor, a frequência e a possibilidade de cancelamento a qualquer momento”, enfatiza.
O analista complementa que a chegada da modalidade automática consolida o pix não apenas como uma ferramenta de transferências instantâneas, mas como um ecossistema completo capaz de atender às mais diversas necessidades financeiras de cidadãos e empresas. “É uma oportunidade para desburocratizar a gestão e focar no crescimento e na inovação das empresas”, frisa o analista técnico.
Caminho para adesão
Para aderir ao pix automático, os pequenos negócios precisam contratar o serviço junto ao banco ou instituição financeira. Algumas instituições já oferecem a opção de adesão diretamente pelo aplicativo, enquanto outras exigem formalização presencial. O Banco Central estabeleceu um critério importante para a segurança do sistema. Apenas empresas com, no mínimo, seis meses de operação poderão oferecer o pix automático. Essa medida visa reduzir riscos de fraudes e garantir maior confiabilidade para todas as partes envolvidas.
Outro alerta do analista Almir Ferraz é em relação à formalização da contratação do pix automático com o banco. “Nesse momento, é fundamental entender as condições comerciais e as tarifas aplicáveis. Assim como o débito automático tradicional, o uso do pix automático pode ter custos para as empresas recebedoras, embora a expectativa do Banco Central seja de que essas tarifas sejam mais competitivas devido à concorrência”, explica.
Após a adesão, a empresa precisará configurar como as cobranças serão enviadas aos clientes e processadas, como periodicidade e se o valor será fixo ou variável. Outra definição a ser tomada pelos empresários é como a proposta de autorização será enviada ao cliente, se por notificação pelo celular, QR Code ou Pix Copia e Cola, ou ainda aplicativo bancário.
Fonte: Agência Entremeios Comunicação / Agência Sebrae de Notícias
Fotos: Reprodução/Tauana Schetini