Pesquisa do Sebrae Nacional revela em Goiás um cenário de amadurecimento no uso de tecnologia, que inclui gestão integrada, capacitação on-line e adoção de inteligência artificial
Os pequenos negócios goianos têm vivenciado um processo acelerado de transformação digital, que já vai muito além do simples acesso à internet ou do uso de computadores. A sétima edição da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, realizada pelo Sebrae Nacional entre março e maio com 273 empreendedores em Goiás, revela um cenário de amadurecimento no uso de tecnologia, que inclui gestão integrada, capacitação on-line e adoção de inteligência artificial (IA).
De acordo com o estudo, 69% dos empreendedores utilizam computadores em seus negócios, com média de 2,1 equipamentos por empresa. O acesso à internet é quase universal (97%), sendo que 89% possuem conexão própria, o que reflete maior autonomia digital.
O uso de aplicativos integrativos, que permitem gerenciar todas (ou quase todas) as atividades do negócio, também registrou forte crescimento: de 30% em 2018 para 49% em 2025. Esses dados mostram que os empreendedores estão priorizando eficiência operacional e integração de informações para ganhar competitividade.
Cada vez mais, a transformação digital tem sido um fator decisivo para os resultados dos pequenos negócios. Seja para vender, atender clientes ou organizar as finanças, a adoção de tecnologias tem ajudado empreendedores a ganhar tempo, reduzir custos e tomar decisões mais estratégicas.
A busca por capacitação acompanha essa evolução. Em 2025, metade dos empreendedores entrevistados já realizou cursos on-line e 40% participaram de capacitações virtuais oferecidas pelo Sebrae. Esse percentual é o maior da série histórica, que cresceu 16 pontos percentuais em dois anos.
Embora ainda em estágio inicial, a inteligência artificial começa a ganhar espaço. Em respostas espontâneas, 38% dos empreendedores afirmaram já terem utilizado algum recurso de IA, como assistentes virtuais, chatbots ou geradores de conteúdo, sinalizando uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos.
Para apoiar os empreendedores nesse processo, o Sebrae Goiás conta com o Programa Transformação Digital 5.0, iniciativa que oferece diagnóstico, consultoria e plano de ação para impulsionar a digitalização da gestão, do marketing, das vendas e dos processos internos do negócio. De acordo com a gestora estadual do programa, Gleice Kelly Melo, a iniciativa não apenas busca elevar o nível de maturidade digital dos pequenos negócios, mas também tem como principal indicador contribuir para o aumento do faturamento dessas empresas.
Confira o relatório completo e as edições anteriores em: https://datasebrae.com.br/transformacao-digital/
Fonte: Agência Entremeios Comunicação/Agência Sebrae de Notícias
Foto: Adrianne Vitoreli