O novo presidente do Avante em Caldas Novas - Goiás, é o Advogado e Produtor de Eventos, Hugo Doneda. O anúncio foi feito oficialmente nesta sexta-feira (20) pelo Presidente do Avante 70 no Estado de Goiás, Thialu Guiotti
Mal terminou uma eleição e os agentes políticos já miram estratégias para um novo pleito. 2024 já está às portas e em 2023 a missão para muitas legendas é a de filiar novas lideranças visando às eleições para vereadores e prefeito, em Caldas Novas.
A decisão foi anunciada pelo presidente estadual do partido, vereador de Goiânia-GO, Thialu Guiotti, nesta sexta-feira (20), no centro de convenções pequi, anexo ao terminal rodoviário Oscar Santos. De acordo com Thialu, entre outras coisas, Hugo Doneda já assumirá a função com o desafio de criar a bancada do AVANTE no Legislativo Municipal em 2024.
Hugo Doneda vem construindo uma liderança política em Caldas Novas, defendendo a máxima da nova política, da boa política, da honestidade nos processos eleitorais e competência para ocupação de cargos públicos. “Estamos falando de um nome capacitado, competente; que tem credibilidade; que tem serviços prestados em Caldas Novas, independentemente de ter mandato ou não, através de um grupo político forte na cidade”, disse Thialu.
A nova diretoria do Avante 70 Caldas Novas, salientou que pretende desenvolver um trabalho de fortalecimento, filiando novos integrantes para que cada vez mais a política seja discutida para o crescimento de toda a comunidade. A expectativa é aumentar a participação da juventude, e demais cidadãos do município na política. “Temos visto cada vez mais uma descrença dos jovens no que diz respeito à política propriamente dita. Parece algo inalcançável ou pelo qual não vale a pena lutar. Por isso, nosso objetivo é aproximar e trazer esses jovens para que participem ativamente da política e sejam agentes de transformação. É fundamental que pessoas que não participariam do processo eleitoral se encorajem e disputem as campanhas. O discurso político no Brasil está tão polarizado que tem excluído do debate a maioria da população, que são os moderados, pessoas que não estão nos espectros radicais”, disse Hugo Doneda.
Thialu aponta que, nesta próxima eleição em 2024, a expectativa de eleger mais jovens é grande. “Acredito que teremos uma renovação entre 30 a 40% no Legislativo Municipal de Caldas Novas, estima. Para isso, o partido tem ações específicas. “Com a chegada de Hugo Doneda para presidir o Avante no município de Caldas Novas, o núcleo da Juventude através do "JOVEM AVANTE" e da Mulher através da "MULHER AVANTE" foram criados. É uma determinação da nossa presidência nacional para que criemos uma militância engajada no crescimento do partido e na discussão política dos municípios de Goiás. Vamos discutir internamente políticas públicas para a Juventude e para as Mulheres os inserindo em áreas como Saúde, Segurança Pública e Educação”, revela Guiotti.
“Em 2024, nosso partido irá montar uma chapa com condições e competividade para disputar as eleições municipais. Serão homens e mulheres preparados, com serviços prestados a diversos segmentos da sociedade, e sobre tudo com ficha limpa e boas propostas. Não tenho dúvida que o Avante Caldas Novas vai eleger pelo menos dois Vereadores nas próximas eleições. É fundamental uma oxigenação na máquina pública, novos gestores com modelos administrativos mais eficientes. É preciso fazer gestão, e tem uma galera jovem muito boa que está se preparando para isso”, destaca Doneda.
Janela partidária
A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito. Os vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, no caso, só em 2024.
De olho em 2024
Vereadores da atual legislatura analisam com cautela as movimentações dos dirigentes partidários que começam a acontecer para que, em 2024, possa decidir qual melhor partido para disputar a eleição.