Em razão de alguns questionamentos a SMS vem a público esclarecer que:
A Secretaria Municipal da Saúde de Caldas Novas comunica que, nesta sexta-feira, 29, a Vigilância Epidemiológica do Município recebeu a notícia, através das redes sociais, sobre o óbito em decorrência de complicações da Dengue, da pequena J.K.B.R O, de apenas seis meses e 14 dias.
Em razão de alguns questionamentos a SMS vem a público esclarecer que:
1) A referida criança tinha convênio médico e NÃO passou, em nenhum momento, por atendimento na rede pública de saúde de Caldas Novas. Segundo relatório hospitalar, a criança foi atendida por um hospital particular da cidade, no dia 26/02, quando então foi solicitado exames, que tiveram resultado REAGENTE.
2) Que a criança foi internada no dia 28/02, às 13:30h, na mesma unidade particular de saúde atendida anteriormente, com sintomas de náuseas, vômitos e diarreia, sendo transferida dia 29/02 às 14:15h, para o Hospital Premium em Goiânia, tendo óbito declarado dia 01/03.
3) Esclarecemos também, que o Governo de Caldas Novas tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses, e que, desde o início do período chuvoso a gestão tem trabalhado com intensificação da assistência, aumento do horário e ampliação dos postos de atendimento, campanhas de informação sobre sintomas e fluxos de atendimento, e ainda, de mobilização para a limpeza, coleta de lixo e entulhos residenciais, e principalmente, à sensibilização da comunidade quanto à sua corresponsabilidade.
4) Considerando ainda, que todo o país se encontra envolvido na luta contra a Dengue, Chikungunya e Zika, é imprescindível que a população exerça vigilância cuidadosa sobre suas residências e seus locais de convivência, de forma a garantir que o mosquito Aedes aegypti não encontre meios de se proliferar, lembrando que o atual período, de chuvas frequentes e altas temperaturas favorece sua reprodução.
Lamentamos profundamente o ocorrido e respeitosamente nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Fonte: Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Caldas Novas
Foto: Reprodução/Secom