Mutirão no combate ao mosquito Aedes é intensificado no Governo de Caldas Novas

Política Local / 463

O Município está intensificando os esforços para conter a disseminação da dengue, mas a batalha contra o mosquito só pode ser vencida com a participação ativa de todos os moradores

Para conter o avanço de casos de dengue no Município, o Governo de Caldas Novas, programou diversos mutirões, contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Chikungunya e Zika. As ações preventivas, incluindo roçagem, recolhimento de materiais inservíveis e limpeza urbana, foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 21, tendo como ponto de apoio a ACEJUVI, e abrangeram os setores Santa Efigênia e Parque Real, que somam mais de 5 mil imóveis residenciais. 

Segundo o prefeito Kleber Marra, o objetivo é estimular a população a combater a proliferação de possíveis focos do mosquito. “O combate à dengue é uma ação permanente para o time da Prefeitura, mas a colaboração da população é fundamental. Pedimos a participação de todos, para evitar o acumulo de água em recipientes e manter o ambiente livre do Aedes aegypti”, explicou.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o apoio de vários órgãos, a exemplo das secretarias de: Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Educação, Comunicação (SECOM), Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), Desenvolvimento Rural (SEDER), Mobilidade (SMM), e também, do Corpo de Bombeiros Militar. São mais de 200 profissionais envolvidos na ação. 

Na ação, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam na orientação sobre coleta urbana e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Os profissionais também ressaltaram sobre a importância de ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminar os criadouros do mosquito, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, vasos de plantas e pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Caldas Novas
Foto: Reprodução/Secom