O evento reuniu grupos de capoeiristas, equipes de artes marciais, esportistas, fazedores de culturas, cristãos, espíritas e instituições em um evento de promoção da paz
O Grupo Rasteja Capoeira (GRC), do Mestre Boneco, realizou neste último sábado (27) e domingo (28), a 1ª Berimbalada da Paz em Caldas Novas. O evento reuniu grandes mestres capoeiristas de todo o Brasil.
O festival do GRC é um importante marco para a disseminação da cultura que mistura artes marciais, dança e música em nossa comunidade. O evento reuniu grupos de capoeiristas, equipes de artes marciais, esportistas, fazedores de culturas, cristãos, espíritas e instituições.
No sábado, dia 27, por volta das 16:30, o grupo reuniu um grande número de pessoas na porta do Casarão dos Gonzaga e logo em seguida partiram em desfile rumo ao centro da cidade, no parquinho de Diversão, localizado ao lado da sede da Prefeitura Municipal, em um movimento cheio de música e dança.
No domingo, dia 28, às 9:00hs da manhã o grupo se reuniu na academia Fire Fox Crossfit, no setor Itanhangá 1, para a diplomação e troca de corda dos alunos do projeto renovação GRC educador do futuro, capoeira sim, drogas não.
No evento também foi feito o reconhecimento e graduação da Mestra Araúna, mostrando que às mulheres vem conquistando espaço também nas artes marciais com muita luta, determinação e superação.
A capoeira é uma expressão cultural e um esporte afro-brasileiro, desenvolvida no Brasil por volta do século XVI, por descendentes de escravos africanos no Quilombo dos Palmares, atual estado de Alagoas.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
com informações de Mestre Boneco/Wikipédia
Foto: Reprodução/Mestre Bonec