Workshops, palestras e oficinas de planejamento estratégico marcaram a atuação do órgão junto aos profissionais que se dedicam a atividades turísticas em Goiás
Profissionais das doze regiões turísticas que compõem o Estado foram contemplados com ações de qualificação profissional desenvolvidas pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) durante 2024. Por meio da promoção de workshops, palestras e oficinas de planejamento estratégico, o órgão levou de forma gratuita a disseminação de conhecimento a quem atua na ponta, diretamente com o turista nos municípios, e que são os responsáveis por garantir uma experiência satisfatória a quem escolhe Goiás como opção turística. Em 2024, mais de dois mil profissionais foram contemplados em alguma dessas capacitações.
“É papel da Goiás Turismo contribuir para o aprimoramento de experiências oferecidas aos turistas quando visitam os municípios do nosso Estado. Para isso, fazemos além da promoção desses destinos pelo país e fora dele, o trabalho de qualificação desses profissionais que serão os responsáveis por promover as melhores experiências a quem escolhe Goiás como destino”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Comunicação assertiva
Para contribuir com o desenvolvimento de uma comunicação mais eficiente entre o profissional e o turista, o assistente de gestão administrativa da Goiás Turismo, Liomar Pereira de Jesus, viajou por nove regiões turísticas do Estado levando o oferecimento gratuito do workshop Desinibição na comunicação.
Em parceria com as prefeituras locais, foram contempladas as regiões: Negócios e Tradições; Chapada dos Veadeiros; Águas Quentes; Pegadas do Cerrado; Estrada de Ferro; Ouro; Lagos do Paranaíba e Terra Ronca. “Para o próximo ano, nossa expectativa é incluir as três únicas que ficaram faltando para completarmos as doze”, alega o profissional.
Utilizando-se de seus conhecimentos adquiridos como ator – uma de suas habilitações, Liomar desenhou o workshop para que ele oferecesse de forma prática, técnicas que permitissem aos participantes desenvolverem uma comunicação de resultados com seu público. Em 2024, 390 profissionais foram impactados pelos seus ensinamentos, gratuitamente.
Outra iniciativa de Liomar é o oferecimento de aulas gratuitas de Inglês a guias turísticos. Essas aulas acontecem uma vez na semana, com duração de 1 hora e meia, na sede da Goiás Turismo em Goiânia. Elas foram possíveis graças à parceria estabelecida com o Sindicato dos Guias de Turismo de Goiás.
Planejamento Estratégico
Uma das formas encontradas pela Goiás Turismo para compartilhar conhecimento com os gestores e profissionais de turismo é o oferecimento de oficinas de planejamento estratégico, que são coordenadas pela Gerência de Estudos, Pesquisa e Qualificação, que tem à frente o turismólogo Fernando Magalhães.
A mais recente dela, e que culminou na edição do Plano Estratégico do Turismo, envolveu participantes do fórum estadual do turismo representando as regiões da Terra Ronca, do Ouro e das Águas Quentes, além de integrantes da Assembleia Legislativa de Goiás, Sebrae e Senac, tendo como consultoria técnica profissionais do Lab Turismo. A sua apresentação, realizada no Centro de Convenções de Goiânia, envolveu 200 pessoas diretamente ligadas ao turismo, que puderam se inteirar dos passos traçados pelos experientes atores do segmento.
“Uma das questões da estruturação do turismo é a qualificação. É de extrema importância que a ofereçamos para que se possa alcançar a excelência nos serviços prestados. Ao longo do ano, a Goiás Turismo realizou palestras, workshops e treinamento com gestores municipais ou mesmo pessoas ligadas diretamente à prestação de serviço, com o objetivo de fomentar a qualificação dos que estão diretamente envolvidos”, explica o gerente Fernando Magalhães.
Outro tema que mobilizou oficinas de planejamento estratégico e um seminário foi o Desafio das Flores – um conjunto de caminhos interligados na região metropolitana da capital, que formam a maior trilha de zona metropolitana do mundo. Para esse trabalho, a gerência de Estudos contou com apoio da coordenadora do Observatório do Turismo, a turismóloga Giovanna Tavares, que envolveu 80 pessoas dedicadas a pensarem nas melhorias necessárias para a consolidação das trilhas que compõem o caminho.
Palestras e seminários
Em parceria com entidades como Sebrae, Senac, Universidades e prefeituras municipais, a Goiás Turismo tem levado seus profissionais a ministrarem palestras tendo como destaque a questão do turismo rural, governança regional, turismo para o público 60+, entre outros assuntos de relevância para o setor. Cidades como Mineiros e Guarani de Goiás, por exemplo, receberam palestras sobre estruturação do turismo rural impactando cerca de 200 pessoas.
Já a coordenadora do Observatório do Turismo levou para o Instituto Federal de Goiás, para a Faculdade CNA e também para a Universidade Federal de Goiás palestras que debateram sobre os desafios do turismo no Estado e sobre a importância da utilização de dados para o planejamento do setor.
“Considero de extrema importância nossa participação nesses municípios e nas instituições de ensino, para passarmos nossa vivência, experiência e os dados produzidos ao longo dos anos no nosso Painel Ipê. Assim, podemos contribuir mais efetivamente com a formação dessas pessoas e com a consolidação dos destinos turísticos”, conclui a coordenadora Giovanna Tavares.
Fonte: Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Fotos: Divulgação Goiás Turismo